• Carregando...
O DHKP-C divulgou foto do promotor sob a mira de uma arma. | Reuters
O DHKP-C divulgou foto do promotor sob a mira de uma arma.| Foto: Reuters

Integrantes de um grupo turco de extrema-esquerda invadiram ontem um tribunal em Istambul e mataram um promotor após mantê-lo durante seis horas sob a mira de uma arma. Mehmet Selim Kiraz chegou a ser levado ao hospital depois de ser baleado três vezes na cabeça e duas vezes no corpo,segundo as autoridades, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia matou os dois integrantes do Partido da Frente Revolucionária de Libertação do Povo (DHKP-C), considerado uma organização terroristas pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pela Turquia.

Kiraz conduzia uma investigação sobre a morte do adolescente Berkin Elvan, de 15 anos, em março do ano passado. Elvan sofreu um ferimento na cabeça durante protestos contra o governo do presidente turco, Tayyip Erdogan, e ficou seis meses em coma. O DHKP-C exigia que o policial considerado culpado pela morte confessasse o crime na televisão e que os policiais envolvidos fossem julgados em “tribunais populares”. Eles publicaram na internet uma foto de Kiraz sendo mantido como refém e ameaçavam matá-lo.

O chefe da polícia em Istambul, Selami Altinok, disse que as autoridades mantinham contato com os sequestradores e garantiu que o tribunal só foi invadido quando ouviram tiros no local onde Kiraz estava sendo mantido. Após troca de tiros, os dois sequestradores morreram. “Nossas forças trabalharam com paciência e perseverança durante seis horas e tomaram todas as medidas de segurança necessárias”, afirmou Altinok.

Quando os sequestradores ainda mantinham o promotor sob a mira de uma arma, o pai de Berkin Elvan publicou uma mensagem no Twitter pedindo para eles libertarem Kiraz. “Queremos justiça. Não quero que ninguém derrame uma gota sequer de sangue. Não queremos que outras mães chorem”, disse Sami Elvan.

Atentado suicida

O DHKP-C esteve por trás de um atentado suicida na embaixada norte-americana na Turquia em 2013. Em 2001, dois policiais e um turista australiano morreram em um ataque dos extremistas no centro de Istambul. O do partido de orientação marxista-leninista foi fundado em 1978.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]