• Carregando...

Os governos europeus devem apoiar ações para proteger imigrantes no mar Mediterrâneo depois de um dos piores desastres com barcos de imigrantes ocorrido no final de semana, afirmou a chefe de política externa da União Europeia, Federica Mogherini.

Cerca de 700 pessoas podem ter morrido após um barco de pesca cheio de imigrantes virar na costa da Líbia durante a madrugada.

“Já dissemos muitas vezes ‘nunca mais’. Agora é hora da União Europeia abordar essas tragédias sem mais atrasos”, disse a italiana Mogherini, em comunicado.

Muitos governos da UE relutam em financiar operações de resgate no Mediterrâneo por medo de encorajar mais pessoas a fazer a travessia em busca de vidas melhores na Europa.

Em uma crítica indireta a países do norte da União Europeia, que até agora deixaram as operações de resgate a cargo de Estados do sul do grupo, como a Itália, Mogherini disse: “Precisamos salvar vidas humanas juntos, como também precisamos proteger nossas fronteiras e combater o tráfico de seres humanos”.

Ministros de Relações Exteriores da UE irão discutir a questão em uma reunião em Luxemburgo, disse Mogherini.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, pediu um esforço internacional conjunto para impedir que traficantes de pessoas continuem agindo.“Estamos pedindo para que não nos deixem sozinhos”, afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]