• Carregando...
Bandeira traz imagem de tunisianos mortos durante a Revolução  Jasmine: reconstrução da democracia rendeu Nobel da Paz. | Anis Mili/Reuters
Bandeira traz imagem de tunisianos mortos durante a Revolução Jasmine: reconstrução da democracia rendeu Nobel da Paz.| Foto: Anis Mili/Reuters

O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia ganhou nesta sexta-feira (9) o Prêmio Nobel da Paz de 2015 por “sua contribuição decisiva para a construção de uma democracia pluralista na Tunísia, na esteira da Revolução Jasmine de 2011.” O grupo inclui quatro organizações: a União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT, um sindicato), a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica, patronato), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).

“(O grupo) pavimentou o caminho para um diálogo pacífico entre os cidadãos do país”, informou o comitê que entrega o prêmio em Oslo. “Mais do que tudo, o prêmio é um encorajamento para o povo tunisino que, apesar dos grandes desafios, lançaram as bases para uma fraternidade nacional que o Comitê espera servir como exemplo para outros países.”

Após a revelação, um líder sindical tunisiano de uma das organizações vencedoras disse estar “impressionado” e “feliz” com o prêmio.

“É um prêmio que coroa mais de dois anos de esforços do Quarteto quando o país estava em perigo em todas as frentes”, disse Houcine Abassi, secretário-geral do sindicato UGTT, à agência de notícias Associated Press. “Estou muito feliz.”

As organizações dividirão os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) concedidos pelo prêmio, anunciado em Oslo por Kaci Kullmann Five, presidente do Comitê.

Quem são

O Quarteto foi criado em 2013, quando o processo de democratização na Tunísia estava em perigo de colapso após mortes de políticos e protestos generalizados. Na tentativa de liderar uma alternativa pacífica em um momento no país à beira de uma guerra civil, o grupo procurou estabelecer um sistema de governo constitucional com garantias aos direitos fundamentais de toda a população, independentemente do sexo, convicção política ou religião.

Para a presidente do comitê, esse processo foi facilitado pelos esforços do quarteto em apoiar o trabalho da Assembleia Constituinte e na intenção de garantir a aprovação entre a população.

“O quarteto abriu o caminho para um diálogo pacífico entre os cidadãos, os partidos políticos e as autoridades, e ajudou a encontrar soluções consensuais para uma ampla gama de desafios entre as divisões políticas e religiosas”, destacou Kaci.

Mas o país ainda enfrenta vários desafios, que ficaram ainda mais evidentes depois que dois atentados terroristas sacudiram a Tunísia. Em março, 22 pessoas morreram após um homem armado ataco o museu de Bardo, em Túnis. As vítimas eram em sua maioria turistas europeus. Três meses depois, um ataque a um hotel na praia turística de Sousse deixou 38 mortos, 30 deles britânicos.

Edições passadas

Os vencedores do Nobel da Paz em 2014 foram o indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzay, a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio. No ano anterior, Em 2014, a Organização para a Proibição das Armas Químicas, entidade que supervisiona destruição do arsenal químico na Síria em guerra, ganhou o prêmio.

Para este ano, entre os favoritos estavam o Papa Francisco, em parte por sua mensagem de justiça econômica, e a chanceler Angela Merkel, pela resposta corajosa e humana para os milhões de imigrantes que chegam à Europa na mais recente crise migratória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]