• Carregando...
Raposas-voadoras são os maiores morcegos do mundo.Na imagem, filhote carregado pela mãe nos ares da Austrália | /Flickr
Raposas-voadoras são os maiores morcegos do mundo.Na imagem, filhote carregado pela mãe nos ares da Austrália| Foto: /Flickr

É provável que você já tenha visto as imagens do flagra de uma cobra gigante devorando uma “raposa-voadora” no quintal de uma moradora da Austrália. As fotos e o vídeo da ação se tornaram virais na internet. Talvez o tamanho da serpente nem tenha sido o mais surpreendente, já que relatos de cobras de grande porte são comuns. Mas o tamanho do animal vítima do ataque, isso sim surpreende.

Raposa-voadora negra com as asas abertas: envergadura impressiona Wikimedia.org

A raposa-voadora é na verdade uma espécie de morcego -- a maior do mundo. A captada nas imagens é da variedade raposa-voadora negra, encontrada do norte da Austrália. É a “menor” da família. Segundo mini-documentário da rede National Geographic, o mamífero pode atingir dois metros de envergadura (ou seja, a distância de uma ponta da asa à outra).

O nome da espécie se deve à cabeça destes animais, que realmente lembra a de uma raposa. As raposas-voadoras negras raramente são vistas na cidade, já que preferem áreas com temperaturas mais amenas, uma forma de se proteger do calor da terra dos cangurus. As árvores em rios e lagos são seu habitat natural.

Caso se depare com um destes animais, compreenderemos o seu susto. Mas não há motivo para medo, pois eles se alimentam basicamente de frutas e néctar e, nem de longe, gostam de sangue (como alguns morcegos encontrados no Brasil), segundo a National Geographic.

Confira o vídeo da National Geographic sobre as raposas-voadoras australianas (em inglês):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]