• Carregando...

O Reino Unido vai estender sua campanha aérea no Iraque contra os extremistas do Estado Islâmico por um ano, informou nesta terça-feira (4) o secretário de Defesa, Michael Fallon, dizendo que usaria os envelhecidos caças Tornado para realizar ataques até o início de 2017.

O Reino Unido tinha dito anteriormente que os Tornados ficariam operacionais até março de 2016, um ano mais tarde do que inicialmente previsto, e serão então finalmente retirados de serviço. Mas Fallon, em uma visita ao Iraque, disse que os aviões baseados em Chipre tinham capacidades que significavam que deveriam voar por mais tempo.

“Os esquadrões de Tornado provaram o seu valor na campanha aérea por causa das armas de precisão que eles têm e por causa do reconhecimento e vigilância que eles executam quando eles não estão atacando”, disse Fallon disse à rádio BBC.

“Os americanos e outros aliados têm particularmente valorizado a contribuição do Tornado e é por isso que nós estamos dando continuidade à esquadra por mais um ano”, acrescentou.

A coalizão liderada pelos EUA tem realizado dezenas de ataques aéreos no Iraque e na Síria nos últimos dias, enquanto procuram enfraquecer os militantes que tomaram grandes áreas de ambos os países, como parte de seu esforço para criar um califado islâmico.

O Reino Unido faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos, mas só tem o apoio do Parlamento para realizar ataques no Iraque e não na Síria.

Turquia lançou seus primeiros ataques aéreos contra Estado islâmico na Síria há uma semana e meia, quando também começou a atacar militantes curdos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]