• Carregando...
Polícia retira pessoas de shopping alvo de tiroteio nesta sexta-feira (22) em  Munique | STR/AFP
Polícia retira pessoas de shopping alvo de tiroteio nesta sexta-feira (22) em Munique| Foto: STR/AFP

Tiros foram disparados em um shopping center em Munique, no fim da tarde desta sexta-feira (22). As primeiras informações falam em mortos e feridos, mas ainda não há números oficiais. Clientes foram vistos fugindo da cena e um grande cerco policial foi montado.

Ainda não se sabe os motivos do ataque, mas há suspeitas de que se trate de um atentado terrorista. Após os ataques em Paris, Bruxelas e Nice, a Alemanha, bem como outros países da Europa Ocidental, está sob elevado alerta de terrorismo. Veja os últimos caso relacionados a terrorismo na Alemanha:

Ataque com machado: 18 de julho de 2016

Um jovem refugiado afegão, de 17 anos, atacou passageiros de um trem, em Würzburg, com um machado enquanto gritava “Allahu Akbar” (“Deus é Grande”, em árabe). Quatro pessoas ficaram feridas. A polícia matou o agressor a tiros. Mais tarde, foi encontrada uma bandeira do Estado Islâmico (EI) “feita a mão”, segundo a polícia, no quarto dele. O jovem chegou à Alemanha, há dois anos, sozinho.

Policiais revistam trem onde quatro foram atacados com machadoKarl-Josef Hildenbrand/AFP

Ataque com faca: 10 de maio de 2016

Um homem matou um passageiro a facadas e deixou vários feridos em uma estação de trem na cidade de Grafing, na Bavaria, perto de Munique. Durante o ataque, por volta das 5h da manhã, o homem gritava “Allahu Akbar”, de acordo com testemunhas. O atacante foi preso perto da entrada da estação e levado sob custódia. As autoridades disseram que ele era sofria transtornos mentais e não tinha ligações comprovadas com o extremismo islâmico.

Operações contra o terrorismo: 4 de fevereiro de 2016

Centenas de batidas policiais foram realizadas em toda a Alemanha, na caça a quatro homens ligados ao EI. Um casal foi preso em North Rhine-Westphalia e outro homem, detido em Berlim.

Estações de trem esvaziadas: 31 de dezembro de 2015

A polícia da Baviera esvaziou duas estações ferroviárias em Munique na véspera do Ano Novo, devido a temores de atentados terroristas graves. De acordo com o Ministério do Interior, um serviço de Inteligência estrangeiro havia advertido a Alemanha de um ataque de militantes do EI, planejado para a meia-noite.

Terror cancela partida de futebol: 18 de novembro de 2015

A polícia cancelou um jogo de futebol entre as seleções de Alemanha e Holanda por conta de uma “ameaça concreta” de ataque terrorista contra o estádio de Hanover. O chefe de polícia local, Volker Kluge, revelou, mais tarde, que o plano era “detonar explosivos” no estádio. A chanceler federal alemã, Angela Merkel, era esperada para assistir à partida.

Policial esfaqueada: 18 de setembro de 2015

Um terrorista islâmico esfaqueou uma policial alemã no pescoço durante um ataque em Berlim. A polícia abateu o iraquiano Rafik Mohamad Yousef — membro de um grupo terrorista ligado à al-Qaeda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]