• Carregando...

Moscou, 29 jul (EFE).- O embaixador da Rússia perante a Aliança Atlântica, Aleksandr Grushko, manifestou nesta quarta-feira que “o papel da Otan na crise ucraniana é extremamente destrutivo”.

“A Otan não tem o papel de uma organização que ajuda na resolução do conflito pela via pacífica. Cria uma aparência de permissividade total, e é um caminho muito perigoso”, escreveu Grushko em seu Twitter.

Ao mesmo tempo, o embaixador advertiu que “qualquer jogo político em torno da ampliação da Otan à Geórgia e Ucrânia pode trazer consequências geopolíticas muito sérias e profundas para toda Europa”.

A crise ucraniana, acrescentou o diplomata, “foi usada pela Otan para voltar a suas origens e demonstrar, em primeiro lugar aos países da Europa Ocidental, que a Aliança está determinada e se ocupa de assuntos de segurança”.

“A Otan congelou todo o trabalho de cooperação construtiva com a parte russa e empreendeu a criação de uma nova ‘Cortina de Ferro’ na Europa”, ressaltou.

As relações entre Rússia e Ocidente atravessam um de seus piores momentos das últimas décadas, sem precedentes desde a Guerra Fria, pelo papel de Moscou na crise da Ucrânia.

A Aliança Atlântica e Estados Unidos reforçaram já sua presença na Europa do Leste e nos países bálticos e anunciaram planos para seguir nessa direção.

Enquanto isso, Moscou aumentou sensivelmente o número de testes de suas armas nucleares e de manobras militares tanto nas fronteiras com a UE como em outras regiões do país.

Tanto Kiev como Ocidente acusam a Rússia de apoiar com armas e inclusive tropas os separatistas pró-Rússia que atuam no leste da Ucrânia, palco de uma guerra desde abril do ano passado. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]