• Carregando...

O Exército Livre da Síria assumiu o controle de todos os postos fronteiriços do país com o Iraque, além de duas passagens na fronteira com a Turquia. De acordo com ativistas sírios citados pelo jornal "Al Arabiya", ao passar em um dos postos da fronteira, os soldados teriam removido a fotografia do presidente Bashar al-Assad. O vice-ministro do Interior do Iraque confirmou a informação.

Segundo ele, o exército sírio e os rebeldes combatem no lado sírio da fronteira, em frente à região iraquiana de Sinjar.- Todos os postos fronteiriços entre Síria e Iraque estão agora em mãos do Exército Livre da Síria - disse Adnan al Asadi.

Um vídeo postado no Youtube, supostamente filmado no posto da fronteira com o Iraque, mostra dois homens queimando um grande retrato do pai de Assad e seu antecessor, Hafez, junto com a bandeira do partido Baath. O sentimento antirregime também é forte em Idlib, e de acordo com ativistas grande parte desta província fronteiriça está há tempo sob controle rebelde.

A fronteira entre a Síria e Turquia em Jarablus já caiu em mãos dos rebeldes, segundo o "Al Arabiya". Os rebeldes agora controlam toda a cidade, localizada 400km a noroeste de Damasco. Funcionários da inteligência militar foram retirados de Jarablus, perto de Ain al-Arab, habitada por membros da minoria curda da Síria.

Rami Abdelrahman, diretor do Observatório Sírio para Direitos Humanos, disse que os combatentes confirmaram ter entrado em confronto com tropas do governo na manhã de quinta-feira antes de tomar o portãona fronteira oriental, ao longo do rio Eufrates. Rebeldes e tropas do Exército sírio continuam a se enfrentar nos bairros de Midan e Mazzeh, no centro e no sudoeste de Damasco, respectivamente. Segundo a oposição, o regime intensificou o cerco a Damasco depois do atentado contra a cúpula do governo com uso de armamento pesado.

Confrontos seguem em Damasco

Em Mazzeh, onde também há muitos prédios oficiais, centenas de moradores estão deixando suas casas e fugindo para bairros mais seguros, contam ativistas. Segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos, um helicóptero foi abatido e três veículos militares foram destruídos na madrugada desta quinta-feira. De acordo com o grupo, cinco soldados morreram nos combates, mas a informação não pode ser verificada.

Mais cedo, a TV estatal síria alertou a população para tomar cuidado com homens armados disfarçados que estariam planejando ataques na capital. A televisão disse que nem todos os homens com traje militar na capital seriam de fato soldados.

"Homens armados em Tadamon, Midan, Qaa e Nahr Aisha (bairros de Damasco) estão usando uniformes militares com o emblema da Guarda Republicana. Isto confirma que eles estão planejando crimes e ataques contra as pessoas, para minar a confiança dos nossos cidadãos em nossas corajosas forças armadas", disse a TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]