• Carregando...
 | Reprodução/
| Foto: Reprodução/

A SpaceX conseguiu pela quarta vez recuperar o primeiro estágio de um de seus foguetes Falcon 9 após um lançamento orbital nesta sexta-feira (27). O sucesso da operação de hoje marca também a terceira vez seguida que o pouso aconteceu em uma plataforma não tripulada ancorada no Oceano Atlântico, a cerca de 670 quilômetros da costa da Flórida, nos Estados Unidos. A operação foi transmitida em tempo real pela empresa.

Inicialmente previsto para a última quinta-feira (26), o lançamento do satélite de telecomunicações Thaicom-8 da base de Cabo Canaveral foi adiado para hoje por um problema técnico. Enquanto o equipamento de 3,1 toneladas era levado para uma órbita geoestacionária a cerca de 30 mil quilômetros de altitude pelo segundo estágio do Falcon 9, o primeiro estágio do foguete já fazia sua queda controlada de volta à Terra, desacelerando e manobrando para o pouso na plataforma.

Leia também: SpaceX envia cápsula à ISS e consegue pousar o foguete para reutilização

A recuperação de pelo menos parte dos foguetes usados para lançamentos orbitais é um avanço importante para o barateamento das viagens espaciais. Na defesa deste esforço, o bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX, chegou a comparar os lançamentos tradicionais a pegar um táxi e destruir o carro ao chegar a seu destino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]