• Carregando...

O Exército sudanês anunciou neste sábado (28) que suas forças capturaram um britânico, um norueguês, um sul-africano e um sul-sudanês durante os últimos combates contra o Sudão do Sul na região disputada de Heglig.

Em declarações à imprensa, o porta-voz das Forças Armadas sudanesas, Al Sauarmi Khaled Saad, afirmou que os quatro estrangeiros tinham conhecimentos militares, além de possuir veículos e levar equipamento militar.

Saad explicou que os estrangeiros foram detidos em Heglig quando recolhiam restos da batalha para analisá-los e que o anúncio de sua captura foi feito após sua mudança a Cartum.

Nas últimas semanas, Sudão e Sudão do Sul protagonizaram uma escalada bélica depois que as forças de Juba ocuparam no dia 10 de abril a área petrolífera de Heglig, cujo controle foi recuperado por Cartum dez dias depois.

Na semana passada, o regime de Juba denunciou que as tropas de seu vizinho do norte tinham entrado em seu território para atacar zonas próximas à fronteira.

O Sudão do Sul, o país mais jovem do mundo, nasceu no dia 9 de julho após a realização de um plebiscito entre seus habitantes e após o conflito bélico com o norte, que durou mais de duas décadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]