• Carregando...

O Sudão declarou neste domingo estado de emergência em sua fronteira com o Sudão do Sul, oficializando assim o embargo comercial para este país, anunciou a agência de imprensa oficial Suna.

O presidente Omar al Bashir declarou estado de emergência nos distritos fronteiriços dos estados de Cordofão do Sul, Nilo Blanco e Sennar, informou a agência Suna.

O estado de emregência "outorga ao presidente o direito" de estabelecer tribunais especiais para julgar casos de "terrorismo", afirmou.

O comércio através da fronteira foi proibido extraoficialmente quando o Sudão do Sul se tornou independente. O estado de emergência oficializa este embargo.

A tensão entre os países não parou de crescer desde a independência do Sudão do Sul em julho de 2011, sobre as zonas fronteiriças e petrolíferas.

O Sudão do Sul se mostrou sábado disposto a retirar suas forças da zona fronteiriça de Abyei, conforme as exigências da União Africana. Esta região, uma das que ambos os países disputam é, com frequência, cenário de combates.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]