PUBLICIDADE
Fronteira

Sudão declara estado de emergência na fronteira com Sudão do Sul

Presidente Omar al Bashir declarou estado de emergência nos distritos fronteiriços dos estados de Cordofão do Sul, Nilo Blanco e Sennar, informou a agência Suna

O Sudão declarou neste domingo estado de emergência em sua fronteira com o Sudão do Sul, oficializando assim o embargo comercial para este país, anunciou a agência de imprensa oficial Suna.

O presidente Omar al Bashir declarou estado de emergência nos distritos fronteiriços dos estados de Cordofão do Sul, Nilo Blanco e Sennar, informou a agência Suna.

O estado de emregência "outorga ao presidente o direito" de estabelecer tribunais especiais para julgar casos de "terrorismo", afirmou.

O comércio através da fronteira foi proibido extraoficialmente quando o Sudão do Sul se tornou independente. O estado de emergência oficializa este embargo.

A tensão entre os países não parou de crescer desde a independência do Sudão do Sul em julho de 2011, sobre as zonas fronteiriças e petrolíferas.

O Sudão do Sul se mostrou sábado disposto a retirar suas forças da zona fronteiriça de Abyei, conforme as exigências da União Africana. Esta região, uma das que ambos os países disputam é, com frequência, cenário de combates.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO