• Carregando...
 | /Wikimedia-Commons
| Foto: /Wikimedia-Commons

Um neurocientista britânico diz acreditar ter a fórmula para melhor a memória: e ela tomará apenas 40 segundos do seu tempo e uma dose de imaginação. Em um estudo publicado no último mês, Chris Bird, da Universidade de Sussex, demonstrou que pensar por alguns segundos em uma cena que acabou de ocorrer melhora consideravelmente a performance do cérebro na hora de resgatá-la.

Cientistas encontram cápsula do tempo em universidade dos EUA

Leia a matéria completa

Bird usou dois grupos de estudantes e equipamento de monitoria para comprovar sua teoria. Ambos os grupos assistiram a uma série de vídeos do Youtube. Mas, enquanto o primeiro tinha 40 segundos para pensar sobre cada uma das gravações, o segundo seguia vendo as imagens sem intervalo.

Na hora de relembrar as cenas, o primeiro grupo se saiu melhor. Embora o resultado fosse até presumível, o neurocientista se surpreendeu com a diferença na performance cerebral. Mais de uma semana depois, estes estudantes do primeiro grupo foram capazes de lembrar detalhes dos vídeos com o dobro de precisão em relação àqueles que não tiveram intervalos.

As análises da ressonância apontaram que, enquanto o grupo que teve intervalos pensava sobre as cenas, a atividade cerebral tinha intensidade semelhante à do momento em que elas estavam de fato assistindo aos vídeos.

Para Bird, a conclusão é que, se você quiser realmente se lembrar sobre um evento que está ocorrendo, gaste alguns bons segundos pensando sobre ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]