• Carregando...
 | JOE RAEDLE/AFP
| Foto: JOE RAEDLE/AFP

O magnata Donald Trump ganhou nesta terça-feira a primária do Partido Republicano no estado de Indiana, uma vitória que o deixa a um passo da indicação formal para concorrer à presidência dos Estados Unidos em novembro. O resultado levou o senador Ted Cruz a anunciar o fim de sua campanha.

“Hoje deixamos tudo em Indiana. Demos tudo o que podíamos, mas o eleitores escolheram outro caminho e, por este motivo, é com o coração pesado mas otimismo no futuro desta Nação que estamos suspendendo nossa campanha”, disse Cruz em um comício.

De acordo com projeções divulgadas pelas redes de televisão, Trump obteve uma cômoda vantagem sobre Cruz e o moderado governador de Ohio, John Kasich.

O magnata precisa de mais 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana, prevista para julho, em Cleveland.

Nesta terça, Trump deve levar ao menos 30 dos 57 delegados de Indiana.

“Se vencermos em Indiana, isto estará terminado”, disse Trump na véspera em um comício.

Além dos delegados conquistados, a vitória de Trump representou um golpe devastador para Cruz e Kasich, que apostaram tudo em uma estratégia para evitar que o magnata garanta a indicação antes da convenção partidária.

Cruz e Kasich já não têm qualquer chance matemática de vencer a corrida pela indicação, mas ambos tentam impedir que Trump obtenha o número de delegados necessários até julho.

Democratas

O senador Bernie Sanders ganhou nesta terça-feira as primárias do Partido Democrata no estado de Indiana, um resultado que lhe permite manter as esperanças, apesar da ampla vantagem da ex-senadora Hillary Clinton.

De acordo com as projeções das redes de TV, Sanders derrotou Clinton por sete pontos de vantagem. Como os democratas distribuem seus delegados de forma proporcional, o resultado não altera de forma perceptível a disputa.

Para reverter a avassaladora marcha de Clinton a caminho da indicação, Sanders precisava vencer de forma esmagadora para reduzir a diferença no número de delegados.

A ex-secretária de Estado precisa, aproximadamente, de mais 200 delegados para garantir a indicação democrata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]