• Carregando...
Foto de arquivo mostra o Templo de Bel em agosto de 2010 | SANDRA AUGER/REUTERS
Foto de arquivo mostra o Templo de Bel em agosto de 2010| Foto: SANDRA AUGER/REUTERS

Uma forte explosão provocada pelo Estado Islâmico (EI, ISIS ou Daesh) na histórica cidade de Palmira, na Síria, levantou temores de que o Templo de Bel tivesse sido destruído. Segundo o diretor de Antiguidades e Museus do país, no entanto, a estrutura do edifício e a coluna frontal do monumento parecem intactos. Também conhecido como Baal, é o templo mais importante deste conjunto arqueológico considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

EI executou mais de 90 pessoas em um mês na Síria, diz ONG

Segundo OSDH, 32 eram civis acusados de crimes como bruxaria, homossexualidade e colaborar com a coalizão internacional

Leia a matéria completa

“Segundo as informações que recebemos, os jihadistas do EI provocaram uma explosão no domingo no pátio do templo, mas a parte fechada e a colunata frontal estão intactas”, declarou Maamun Abdelkarim à agência AFP.

Vários ativistas, incluindo um morador de Palmira, disseram no domingo que um bombardeio do Estado Islâmico danificou consideravelmente o templo de dois mil anos. O morador descreveu uma enorme explosão e disse que viu imagens do dano, mas não podia se aproximar do local.

Um membro da milícia disse à agência Associated Press na segunda-feira através de uma entrevista pelo Skype que o templo tinha sido destruído, sem dar mais detalhes. O insurgente falou sob condição de anonimato porque os membros do grupo não estão autorizados a falar com jornalistas.

No mesmo local, o EI destruiu em 25 de agosto o templo antigo de Baal Shamin, em ato que a Unesco classificou como crime de guerra motivado para aniquilar a herança de diversidade cultural síria.

O templo, que remonta ao ano 32 d.C., mostra uma mistura arquitetônica única do Oriente Médio e greco-romano. É dedicada ao deus Bel e considerado um dos edifícios religiosos mais importantes do primeiro século. O templo dispõe de um santuário central dentro de um pátio com colunas com uma grande entrada e faz parte de um complexo com outras ruínas, incluindo um anfiteatro e alguns túmulos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]