• Carregando...
Interior de refúgio contra ataque nuclear, vendido na Califórnia, Estados Unidos | Atlas Survival Shelters
Interior de refúgio contra ataque nuclear, vendido na Califórnia, Estados Unidos| Foto: Atlas Survival Shelters

Em meio à tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte, por causa da ameaça nuclear de Kim Jong-un, moradores da costa Oeste americana, um dos alvos mais próximos do alcance de mísseis, estão buscando abrigos subterrâneos para se proteger de bombas atômicas. Nesta segunda-feira (21),  tropas dos EUA e da Coreia do Sul iniciaram exercícios militares conjuntos, que acirraram ainda mais as relações com o país norte-coreano. Kim já reagiu dizendo que as atividades são “imprudentes” e como jogar “gasolina na fogueira”.

Leia também: EUA pedem para que Brasil rompa laços com a Coreia do Norte

Esse cenário tem levado dezenas de pessoas até as instalações da fábrica da Atlas Survival Shelters, em Montebello, na Califórnia. A empresa trabalha com  refúgios subterrâneos, que lembram canos redondos, e que prometem dar máxima proteção em caso de explosão nuclear, radiação gama e chuva radioativa. A tecnologia custa 10 mil dólares (R$ 31.460) e oferece espaço para abrigar seis camas, vaso sanitário, ducha, cozinha e espaço para armazenar comida e água para até 28 dias.

Segundo a Atlas Survival Shelters, esses bunkers seriam os abrigos de sobrevivência mais populares do mundo. A empresa soube capitalizar a sensação de insegurança entre os americanos. Em 2011, a Atlas tinha cinco empregados; hoje, conta com 20 pessoas construindo abrigos subterrâneos.

Mais funcionários estão sendo contratados para a fábrica que será inaugurada em setembro, no Texas. No futuro, o plano é abrir uma unidade em Monterrey, no México. 

O proprietário da empresa Atlas Survival Shelters, afirma que os refúgios nucleares são como seguro de carro. Ele acredita que a alta procura pelos abrigos continuará, já que também são seguros em casos desastres naturais.

Manual de sobrevivência

Entretanto, os abrigos nucleares não são a única opção para os moradores da costa Oeste dos Estados Unidos enfrentarem um possível ataque nuclear. A cidade de Ventura, no sul da Califórnia, por exemplo, elaborou um plano de quase 300 páginas sobre como agir se uma bomba explodir no centro de Los Angeles e como proceder em situação de emergência. 

Em um vídeo publicado nas redes sociais e no YouTube, Robert Levin, funcionário de saúde pública do condado, dá conselhos aos moradores da região sobre como agir neste caso. Segundo ele, estar educado pode fazer uma grande diferença em um evento nuclear. Isso pode salvar centenas de milhares de vidas. Uma das recomendações é estar abrigado dentro de algum local.

As informações são da EFE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]