• Carregando...
Região atingida pelo tremor tem mais de 2,5 milhões de moradores | Navesh Chitrakar/Reuters
Região atingida pelo tremor tem mais de 2,5 milhões de moradores| Foto: Navesh Chitrakar/Reuters

Um forte terremoto de magnitude 7,9 atingiu neste sábado (25) uma região próxima a capital do Nepal, Katmandu, causando danos generalizados e matando pelo menos 718 pessoas. Mais de 300 ficaram feridas, informaram fontes do Ministério do Interior do Nepal à Agência Efe. Do total, 20 pessoas foram mortas na Índia, seis no Tibete e duas em Bangladesh, de acordo com a polícia local. Dois cidadãos chineses morreram na fronteira do Nepal com a China.

A Agência Efe constatou que dezenas de pessoas estão sendo tratadas nas ruas diante da impossibilidade de os hospitais atenderem todos os feridos. Equipes de resgate e voluntários trabalham entre os escombros em busca de sobreviventes.

Em Katmandu edifícios desabaram, principalmente os mais antigos, incluídos templos e monumentos, e milhares de pessoas estão nas ruas com medo que outras edificações colapsem. Ruas e estradas ao redor da capital estão completamente destruídas e com fendas. A imprensa local informou que a torre Dharahara, uma importante atração turística do Nepal, caiu e ficou transformada em escombros. O aeroporto internacional de Katmandu foi reaberto após permanecer fechado por várias horas durante a manhã.

O epicentro do terremoto foi cerca de 50 quilômetros a noroeste de Katmandu, de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Ele foi seguido por uma grande tremor de 6,6 graus na escala Richter e outros tremores menores. O forte terremoto atingiu também cidades como Nova Délhi, na Índia e Daca, em Bangladesh.

“Houve um enorme impacto em todo o país e estamos avaliando a situação”, disse Lakshmi Prasad Dhakal, porta-voz do Ministério do Interior do Nepal. “Diversas pessoas estão presas embaixo dos escombros dos edifícios”, acrescentou. Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivem em Katmandu e na região ao redor.

Em Katmandu, o porta-voz do Ministério do Interior disse que o minarete de nove andares em Dharahara, no centro de Katmandu, tinha desmoronado em consequência do terremoto. Dois cidadãos chineses estão confirmados entre os mortos, de acordo com a televisão estatal da China. Os nomes não foram revelados.

Um porta-voz da força aérea indiana disse que os aviões estão prontos para levar suprimentos de emergência e equipes de resgate para o Nepal, se necessário.

Os tremores também desencadearam uma avalanche no Monte Everest e atingiu um acampamento que estava na base da montanha, onde montanhistas estrangeiros e seus guias locais se preparavam para subir.

Iswari Paudel, diretor da Himalayan Guides Nepal, uma empresa de escalada com sede em Katmandu, disse que recebeu a notícia de sua equipe no Everest que uma grande avalanche tinha ocorrido e que pelo menos quatro pessoas em uma expedição liderada por sua companhia estavam mortas.

Khadga Sen Oli, gerente da Sociedade Nacional de Tecnologia no Nepal, disse que o terremoto de sábado foi o maior que atingiu o Nepal desde que um tremor de magnitude 8,4, em 1934.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]