• Carregando...
Pessoas fora de prédios depois do tremor de terra que atingiu parte da China nesta terça-feira | STR/AFP
Pessoas fora de prédios depois do tremor de terra que atingiu parte da China nesta terça-feira| Foto: STR/AFP

O terremoto de magnitude 6,5 registrado na província central chinesa de Sichuan nesta terça-feira (8) pode ter deixado pelo menos 100 mortos e milhares de feridos, informou a Comissão Nacional para a Redução de Desastres da China. De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi sentido nas províncias de Sichuan e Gansu.

Segundo o USGS, o terremoto foi registrado a 9 quilômetros de profundidade, em uma área frequentemente atingida por terremotos. 

Já o Centro de Terremotos da China disse que o terremoto teve magnitude 7,0 e aconteceu a uma profundidade de 20 quilômetros. A área afetada está na beira do Planalto do Tibete, no norte da província de Sichuan, local habitado por muitos vilarejos tibetanos e minorias étnicas.

Houve pelo menos cinco mortes e danos a edifícios em uma região turística próxima ao local. 

O tremor atingiu cerca de 200 quilômetros quadrados de extensão na prefeitura de Ngawa, na região de Sichuan. 

Segundo a Comissão Nacional para a Redução de Desastres da Chinam mais de 130 mil imóveis podem ter sido afetados pela ocorrência.

Tragédia em 2008

O epicentro do terremoto de hoje foi a cerca de 39 quilômetros do condado de Jiuzhaigou, que tem uma população de cerca de 80 mil pessoas. Terremotos são comuns no oeste da China, mas a baixa densidade populacional na região faz com que o número de mortes seja baixo. O terremoto que deixou mais vítimas neste século foi um tremor de magnitude 7,9, com profundidade de 19 quilômetros, que atingiu a província de Sichuan em maio de 2008, deixando quase 90 mil mortos. 

As informações são do jornal O Globo e Folhapress.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]