• Carregando...
 | CHRIS J RATCLIFFE
| Foto: CHRIS J RATCLIFFE

Londres vive uma noite de pânico neste sábado, após mais um ataque envolvendo atropelamento, já confirmado como ato terrorista pelos oficiais.Uma van dirigida em alta velocidade atropelou pedestres na London Bridge, por volta das 22 horas. Logo em seguida, os ocupantes do veículo saíram e começaram a atacar os clientes em bares e restaurantes nas proximidades, disseram testemunhas. A polícia disse que pelo menos uma pessoa foi morta.

As pessoas no local descreveram uma trilha de feridos graves na ponte e no Borough Market, a poucos minutos a pé da ponte. Os ataques desencadearam cenas de pânico no coração de Londres em uma linda noite de junho, já que as ruas da cidade estavam cheias de gente voltando para casa ou em pubs.

Entrevistados da BBC disseram que a van colidiu com um guarda-corpos e três ocupantes saíram. Em seguida, eles começaram a atacar as pessoas na ponte com facas antes de abrir caminho para o Borough Market, uma área repleta de restaurantes populares, localizado ao sul da ponte. A polícia disse que os oficiais armados estavam respondendo à cena, que havia denúncias de ferimentos de ataques de faca e que os tiros foram disparados - embora não estivesse claro por quem. “Ouvi muitos disparos e eu ouvi pessoas fugir”, disse Joe Dillon , 23, que estava perto de London Bridge quando ocorreu o incidente. “Os policiais estavam gritando:” Saia daqui, você precisa ir! “ Eu ouvi pelo menos oito disparos, mas não tenho certeza de quem estava filmando. Quando cheguei um segundo depois de ter ouvido os gritos e os tiros, vi cinco ou seis policiais correndo em direção à van. “

As pessoas foram orientadas a deixar a região.CHRIS J RATCLIFFE/AFP

Vídeo do telefone celular de um cliente de restaurante no mercado mostrou que as pessoas mergulhavam sob mesas em meio ao som do vidro quebrando quando os oficiais correram e pediram aos clientes que ficassem abaixados. Tamara Alcolea, de 24 anos, que trabalha como barman em um pub chamado Southwark Rooms, perto da ponte, disse que a primeira indicação de que algo estava errado foi quando ela ouviu que alguém havia sido esfaqueado na proximidade da Ponte de Londres. “Então ouvimos tiros e as pessoas começaram a se esconder sob as mesas”, disse Alcolea. “Nós nos trancamos no escritório. Da janela, eu podia ver uma pessoa ferida sendo tratada pelo pessoal de emergência. Então a polícia entrou e nos disse para correr. Todos estavam entrando em pânico”.

A polícia disse que eles estavam respondendo a um terceiro incidente potencial Na área de Vauxhall, que fica a cerca de uma milha da cena dos dois primeiros incidentes. A estação de metrô de Vauxhall foi fechada brevemente, mas depois reabriu. A polícia mais tarde esclareceu que o incidente de Vauxhall não estava relacionado.

O incidente causou o caos no coração de Londres em uma área que normalmente movimentada em uma noite de sábado. Pedestres perto da ponte disseram que foram ordenados pela polícia para correr. As imagens de vídeo mostraram que as pessoas fugiam em pânico. Duas horas depois que os incidentes começaram, a polícia ainda estava ampliando os cordões e empurrando os espectadores mais para trás das cenas. Os oficiais mexeram para responder aos ataques.

Explosões

O jornal britânico The Sun relatou quatro explosões ocorridas na madrugada do domingo, horário local, perto da Ponte de Londres, onde fica sua redação.

Segundo um repórter do próprio jornal, a polícia conduziu explosões controladas na região. A Scotland Yard, no entanto, ainda não confirmou esta informação, diz o site do The Guardian.

Separadamente, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, emitiu um comunicado oficial afirmando que irá participar da reunião de emergência convocada para as próximas horas pela primeira-ministra, Theresa May.

“Ainda não sabemos de todos os detalhes, mas este foi um ataque deliberado e covarde sobre londrinos inocentes e visitantes de nossa cidade que aproveitavam a noite de sábado”, afirmou Kahn. “Eu condeno (o atentado) da forma mais dura. Não existe justificação para tais atos bárbaros”.

Trump reage

O presidente americano Donald Trump manisfestou, em sua conta no twitter, uma mensagem de apoio aos ingleses em que afirma que os Estados Unidos farão o que puderem para ajudar Londres e o Reino Unido. Trump termina dizendo: “Nós estamos com vocês. Deus abençõe”.

Atentados recentes

O incidente deste sábado se dá apenas dez dias depois do atentado em Manchester, que deixou 22 mortos e mais de 100 feridos na saída de um show da cantora americana Ariana Grande.

Já em março, num outro atentado, um homem atropelou e depois atacou com uma faca diversos pedestres, nos arredores do Parlamento britânico. Antes de ser morto a tiros, o terrorista causou três mortes e deixou cerca de 40 feridos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]