• Carregando...
Imagem ilustrativa. | Reprodução/Pixabay
Imagem ilustrativa.| Foto: Reprodução/Pixabay

Para aumentar as chances de procriação da orangotango fêmea Samboja, o Apenheul Primate Park, zoológico holandês dedicado aos primatas, vai lançar mão de um experimento inusitado: antes de conhecer seu par pessoalmente, a macaca poderá escolhê-lo por meio de um tablet. As informações são da publicação britânica The Guardian.

Na experiência com duração de quatro anos, batizada de “Tinder para orangotangos”, os biólogos mostrarão para Samboja imagens de possíveis companheiros, que integram um programa internacional de criação de macacos. A primata, que tem 11 anos, deverá, então, tocar a tela do dispositivo para demonstrar qual é a sua preferência.

À rede de notícias holandesa NOS, o biólogo Thomas Bionda, especialista em comportamento animal, contou que um dos objetivos do estudo é obter mais informações a respeito de como as fêmeas da espécie fazem suas escolhas relativas ao acasalamento.

A experiência também pouparia tempo e dinheiro ao zoológico, uma vez que muitas vezes os machos são oriundos de instituições bastante longes de Apenheul, como reservas asiáticas.

“É comum que os animais voltem a seus zoológicos de origem sem sequer cruzarem. Nem sempre o primeiro encontro entre um macho e uma fêmea vai bem”, afirmou Bionda.

O “Tinder para orangotangos” integra uma pesquisa mais ampla, que analisa o papel das emoções nas relações animais. De acordo com o biólogo, a emoção tem um papel importante na escala evolutiva.

“Se na natureza você não conseguir interpretar a emoção [de um animal] corretamente, este pode ser o seu fim”, disse.

O maior obstáculo encontrado pelos pesquisadores até então tem sido a fragilidade do tablet, que seria o dispositivo ideal para realizar o experimento. Duas semanas atrás, os cientistas entregaram a duas fêmeas um aparelho reforçado com aço. No início do teste, o aparelho “sobreviveu” bem aos animais, até que a mãe de Samboja, Sandy, apossou-se do dispositivo. Entre os funcionários do zoológico, Sandy é conhecida como “mulher demolidora”.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]