• Carregando...
Arthur Sulzberger Jr. (ao centro) em foto de 2000, no Fórum Econômico Mundial. Ele deixa o cargo de editor após 25 anos | PM/MMRPOOL
Arthur Sulzberger Jr. (ao centro) em foto de 2000, no Fórum Econômico Mundial. Ele deixa o cargo de editor após 25 anos| Foto: PM/MMRPOOL

Depois de 25 anos à frente do principal jornal do mundo como editor, Arthur Ochs Sulzberger Jr., de 66 anos, deixa o comando do New York Times. Seguindo uma tradição que começou com Adolph Ochs, que comprou o jornal em 1896, ele passará o comando para o filho, Arthur Gregg Sulzberger, de 37 anos, também conhecido apenas como AG. 

O conselho do jornal aprovou a mudança em uma reunião realizada nesta quinta-feira, na qual também foi decidido que o sr. Sulzberger continuará na empresa como presidente. 

Faz pouco mais de um ano que AG foi nomeado editor adjunto do NYT, embora já atuasse em áreas estratégicas anteriormente e fosse responsável pelo relatório de inovação publicado em 2014, que definiu muitas das diretrizes que orientam o jornal até hoje. 

Apesar disso, AG não manifestou o desejo de promover mudanças excessivas neste início de trabalho. 

Legado 

Sulzberger deixa o NYT de maneira sólida. Ele conseguiu gerenciar o jornal pelos difíceis tempos da ascensão do mundo digital. Depois do baque inicial, ele recolocou o jornal nos trilhos e consolidou a transição do impresso para a internet, instituindo, em 2011, quando muitos veículos ainda relutavam em fazer, o paywall, barreira de pagamento para a leitura de reportagens. 

O resultado foi o crescimento de assinantes digitais — hoje já são 2,5 milhões, dando fôlego ao jornal para sobreviver em tempo de crise do jornalismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]