• Carregando...
Forças de defesa procuram sobreviventes em local atacado por jatos russos | KHALIL ASHAWI/REUTERS
Forças de defesa procuram sobreviventes em local atacado por jatos russos| Foto: KHALIL ASHAWI/REUTERS

Tropas do governo sírio e milícias apoiadas por ataques aéreos russos lançaram nesta quinta-feira (8) uma ofensiva contra insurgentes em Ghab Plain, no oeste da Síria, informaram o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) e um rebelde.

Rami Abdulrahman, diretor do OSDH, disse à agência Reuters que forças terrestres atacaram áreas tomadas por rebeldes com mísseis terra-terra, enquanto jatos russos bombardearam a região.

Abdulrahman também afirmou uma ofensiva lançada pelo Exército sírio e seus aliados estrangeiros na quarta-feira em áreas próximas da província de Hama fracassou na tentativa de conseguir ganhos significativos.

“Treze integrantes das forças do regime foram mortos. Há apenas sete mortos confirmados entre os combatentes rebeldes, mas este número certamente deve ser maior”, acrescentou.

Tropas sírias e milícias apoiadas por aviões de guerra russos montaram o que parecia ser o primeiro grande ataque coordenado contra insurgentes sírios na quarta-feira em áreas próximas da província de Hama.

Os ataques aéreos russos começaram na semana passada e tiveram como principal foco áreas do oeste da Síria, onde o presidente Bashar al-Assad tem buscado reforçar seu controle depois de perder áreas do país para insurgentes, incluindo o grupo extremista Estado Islâmico.

Abu al-Baraa al-Hamawi, do grupo insurgente Ajnad al-Sham, disse à Reuters que os jatos russos começaram o bombardeio durante o amanhecer. Não é primeira vez que os russos bombardearam a área, mas o rebelde afirmou em um serviço de mensagens na internet que este foi o ataque mais feroz.

“Há uma tentativa do regime para avançar, mas a situação está sob nosso controle”, disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]