• Carregando...
Para Trump, acusações são uma segunda tentativa de atacá-lo, já que os democratas foram incapazes de mostrar qualquer ligação dele com a Rússia  | TIMOTHY A. CLARY/
AFP
Para Trump, acusações são uma segunda tentativa de atacá-lo, já que os democratas foram incapazes de mostrar qualquer ligação dele com a Rússia | Foto: TIMOTHY A. CLARY/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou nesta terça-feira (12) a senadora democrata Kirsten Gillibrand, um dia depois que a oposicionista pediu sua renúncia devido a acusações de abuso sexual de cinco mulheres.  

Gillibrand foi uma das 60 parlamentares signatárias de um pedido de investigação contra o presidente no Congresso. A iniciativa é uma resposta às denúncias reiteradas por três mulheres em depoimentos na última segunda (11).  

"A senadora peso-pena Kirsten Gillibrand, uma lacaia total de [líder democrata no Senado, Chuck] Schumer e alguém que chegaria ao meu escritório 'implorando' por doações de campanha não muito tempo atrás (e faria qualquer coisa por elas) agora está no ringue brigando contra o Trump. Muito desleal ao Bill e à Trapaceira [Hillary Clinton]”, disse o presidente no twitter.

A legisladora respondeu, considerando a declaração machista. "Foi um borrão sexista tentando me calar, e eu não vou ficar calada nesse assunto, assim como as mulheres que se levantaram contra o presidente ontem."  

A resposta à senadora motivou outros democratas a pedirem a renúncia. "Ele é um mentiroso. Ele admitiu ser um abusador sexual confesso e a única coisa que vai pará-lo é a renúncia", disse a senadora Mazie Hirono.  

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, negou a conotação sexista na mensagem e disse que Trump se referia à corrupção no sistema político americano. "Só se sua mente for muito poluída para ler dessa forma." 

Acusações

Uma repórter, uma ex-participante do reality show "O Aprendiz", duas candidatas a miss e uma atriz pornô afirmam ter sido abusadas sexualmente entre 1997 e 2007. Outras oito mulheres também afirmam ser vítimas do presidente.  

As denúncias reapareceram diante da sequência de casos envolvendo personalidades e políticos americanos, iniciada com o produtor de cinema Harvey Weinstein. Algumas delas haviam sido reveladas na campanha presidencial.  

Além de ser ele próprio alvo de acusações, o republicano defendeu Roy Moore, candidato conservador ao Senado pelo Alabama denunciado por três mulheres por abuso sexual nas décadas de 1970 e 1980.  

Trump nega conhecer as mulheres e atribuiu, nesta terça-feira, a volta das denúncias, que qualifica como inventadas, à suposta incapacidade de seus adversários de provarem o elo de sua equipe com a interferência russa na eleição.  

"Apesar das milhares de horas desperdiçadas e muitos milhões de dólares gastos, os democratas foram incapazes de mostrar qualquer ligação nossa com a Rússia —então agora eles estão levantando essas acusações falsas e essas histórias inventadas de mulheres que eu não conheço e/ou nunca encontrei. NOTÍCIA FALSA!", tuitou Trump.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]