• Carregando...
Em entrevista em novembro do ano passado, Trump já tinha afirmado que, se chegasse à Casa Branca, restabeleceria o método de tortura | JEWEL SAMAD/AFP
Em entrevista em novembro do ano passado, Trump já tinha afirmado que, se chegasse à Casa Branca, restabeleceria o método de tortura| Foto: JEWEL SAMAD/AFP

O magnata e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, se mostrou a favor não só de restabelecer a tortura por afogamento simulado a suspeitos de terrorismo, mas de aplicar táticas “muito piores”.

“Restabeleceria o waterboarding (afogamento simulado) e um inferno muito pior que isso”, disse Trump ao ser perguntado a respeito no debate televisionado, neste sábado (6), entre os pré-candidatos organizado pela emissora “ABC” em Manchester (New Hampshire).

Filho de brasileiro está na luta pela Casa Branca

Rod Silva, fundador do Partido da Nutrição, tenta se distinguir das centenas de independentes na corrida presidencial

Leia a matéria completa

Em entrevista em novembro do ano passado, Trump já tinha afirmado que, se chegasse à Casa Branca, restabeleceria esse método de tortura, que consiste em jogar água no rosto coberto com um tecido para provocar asfixia no detido.

Essa polêmica técnica – utilizada pela Administração de George W. Bush para extrair informações de suspeitos detidos após os atentados do dia 11 de setembro de 2001– foi proibida pelo atual presidente, Barack Obama, pouco depois de chegar ao poder em 2009.

Por sua vez, o senador Ted Cruz disse durante o debate que, sob a definição “geralmente reconhecida” de tortura, não se pode considerar o afogamento simulado como tal.

No entanto, Cruz quis se distanciar de Trump e sustentou que não seria a favor de um uso “generalizado” da técnica do afogamento simulado.

No extremo contrário, o ex-governador da Flórida Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush, lembrou que essa prática foi proibida e que manter esse veto é o “apropriado”.

Enquanto isso, o senador Marco Rubio atacou Obama por causa da tentativa de fechar a prisão de Guantánamo, localizada em Cuba e criada também durante o governo de George W. Bush, e afirmou: “Deveríamos pôr pessoas em Guantánamo, não esvaziá-la”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]