• Carregando...
 | BRIAN SNYDER/REUTERS
| Foto: BRIAN SNYDER/REUTERS

Pré-candidato presidencial favorito pelo Partido Republicano, Donald Trump se distanciou da maioria de seus rivais nesta sexta-feira (4) em temas como o acordo nuclear com o Irã e a batalha do casamento gay no Estado norte-americano do Kentucky.

As declarações de Trump em uma longa entrevista ao canal MSNBC vieram à tona um dia depois de ele jurar lealdade ao partido. Ele classificou o pacto iraniano como “um acordo desastroso” e “um contrato horrível”, mas disse que irá lidar com ele.

A maioria dos outros 16 pré-candidatos republicanos em busca da indicação da legenda para a votação presidencial de 2016 prometeram desfazer de imediato o pacto firmado pelo governo Obama se forem eleitos. Mas Trump, um empresário bilionário, reiterou sua visão de que há dinheiro demais em jogo e que seus adversários estão errados ao afirmarem que irão enterrar o acordo.

“Este é o exemplo perfeito de contrato ruim”, afirmou ele, acrescentando que será duro em sua aplicação.

Tratando de assuntos domésticos, Trump se afastou de seus concorrentes no tópico da disputa legal sobre o casamento gay no Kentucky. Alguns republicanos apoiaram entusiasticamente Kim Davis, tabeliã do condado de Rowan que preferiu ser presa ao invés de emitir quaisquer licenças de casamento depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu que os pares gays têm direito de se casar.

“Somos uma nação de leis”, disse Trump. “A decisão foi tomada, e essa é a lei do país”.

Na quinta-feira, Trump assinou um compromisso de lealdade com o líder do Comitê Nacional Republicano e, depois de semanas flertando com a ideia, prometeu não se lançar em uma candidatura independente.

“Não estou vendo nada como garantido”, disse ele no programa ‘Morning Joe’ da MSNBC, reconhecendo os outros concorrentes. “Entendo... que é uma maratona”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]