• Carregando...
Pesquisas mostram que popularidade de Trump diminui a cada dia | SAUL LOEB/AFP
Pesquisas mostram que popularidade de Trump diminui a cada dia| Foto: SAUL LOEB/AFP

O presidente americano, Donald Trump, apresenta níveis históricos de baixa popularidade, mas ainda conservaria o apoio da base republicana em caso de conflito com os legisladores de seu partido no Congresso - revelam pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (22).

Segundo o levantamento do Pew Research Center, mais da metade dos republicanos e dos que se dizem próximos ao partido (52%) afirmam que, se Trump e os líderes republicanos do Congresso não estiverem de acordo sobre um tema, serão mais propensos a confiar em Trump.

No sentido inverso, 34% afirmam que confiariam nos líderes republicanos em caso de divergência com o presidente.

Popularidade

Uma enquete da Universidade de Quinnipiac aponta que apenas 38% dos entrevistados acreditam que Trump esteja fazendo um bom trabalho. Outros 55% desaprovam sua ação.

Além disso, 63% consideram que Trump não é sensato, e 55%, que não é sincero.

As pesquisas mostram que sua popularidade se reduz a cada dia, ameaçando enfraquecer seu capital político, apenas algumas semanas depois de sua posse.

Trata-se de um desempenho sem precedentes para um presidente moderno em início de mandato.

Muitos em Washington já olham para as eleições legislativas de 2018 como um verdadeiro teste para os congressistas republicanos. Com frequência, essas eleições de meio de mandato servem como uma espécie de referendo sobre as ações do presidente.

Nesse cenário, os democratas já começaram a sonhar com recuperar as 24 cadeiras e o controle da Câmara de Representantes. Uma mudança nessa direção poderia significar um sério freio para a agenda de Trump.

Já os republicanos estão mergulhados no dilema entre um presidente impopular e a rejeição do grande público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]