• Carregando...
Um grupo de refugiados da América Central e solicitantes de refúgio, liderados pela organização humanitária sem fins lucrativos Pueblos Sin Fronteras, um grupo de direitos dos migrantes, espera embarcar no trem de carga "La Bestia" em Matias Romero, México, no domingo. | Jordi Ruiz Cirera/Bloomberg
Um grupo de refugiados da América Central e solicitantes de refúgio, liderados pela organização humanitária sem fins lucrativos Pueblos Sin Fronteras, um grupo de direitos dos migrantes, espera embarcar no trem de carga "La Bestia" em Matias Romero, México, no domingo.| Foto: Jordi Ruiz Cirera/Bloomberg

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um memorando na noite desta quarta-feira, no qual pede que o Pentágono apoie o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) na proteção da fronteira do país com o México e solicite o uso de tropas da Guarda Nacional para auxiliar no cumprimento da ordem. Além disso, Trump definiu que o Pentágono e o DHS devem, em coordenação com o Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês), estabelecer outras recomendações específicas para a defesa da fronteira sul americana e da segurança do país.

No memorando, Trump aponta que a segurança dos EUA é ameaçada por uma "onda acrítica de atividades ilegais na fronteira sul". O presidente afirma que grandes quantidades de fentanil, opiáceos e outras drogas "perigosas e ilícitas" estão fluindo pela fronteira americana com o México "e entrando em nosso país em níveis sem precedentes, destruindo a vida de nossas famílias". Além disso, o republicano diz que a combinação de drogas ilegais e de atividade perigosas de gangues e extensa imigração ilegal "não apenas ameaça nossa segurança, como também prejudica o estado de direito".

Trump diz, ainda, que a situação na fronteira com o México atingiu "um ponto de crise", já que a ilegalidade continua no local e é incompatível com a segurança e a soberania do povo americano.

Mais cedo, durante a coletiva de imprensa diária da Casa Branca, a secretária do DHS, Kirstjen Nielsen, já havia sinalizado que Trump assinaria o memorando ainda nesta quarta-feira. Ela justificou a ação do presidente ao dizer que os EUA são "um país acolhedor com os imigrantes e continuaremos sendo, mas a segurança da nossa fronteira é a segurança do nosso país".

Muro

A questão do muro na fronteira com o México, a secretária afirmou que o DHS não poderia dar uma avaliação do custo da construção da barreira, mas ressaltou que não haverá um muro em toda a extensão da fronteira devido a condições geográficas. Questionada sobre o assunto, Kirstjen disse que o governo Trump está "avaliando opções para que as Forças Armadas construam um muro nas instalações militares ao longo da fronteira". De acordo com a secretária, o governo tem dinheiro para a construção de aproximadamente 240 quilômetros do muro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]