• Carregando...
Novo site da Casa Branca | Reprodução/
Novo site da Casa Branca| Foto: Reprodução/

Minutos depois de o presidente Donald Trump ter tomado posse nesta sexta-feira (20), o site oficial da Casa Branca foi transformado em um conjunto de promessas políticas que explicam as prioridades do governo Trump. Foi criada uma seção de “Lei e Ordem”, que faz menção ao cumprimento das leis americanas, e a página sobre o clima foi excluída. Não há, também, qualquer referência ao “Affordable Care Act”, criado por Barack Obama.

“Nosso trabalho não é tornar a vida mais confortável para o agressor, o saqueador ou o violento disruptor”, diz a seção de Lei e Ordem, que exige “mais aplicação da lei” e “policiamento mais eficaz”. “Nosso trabalho é tornar a vida mais confortável para os pais que querem que seus filhos possam caminhar pelas ruas com segurança, ou o idoso esperando um ônibus, ou a criança caminhando para casa da escola.”

A página da Casa Branca de Trump não oferece novos planos ou políticas, mas sim uma relembrança de muitas de suas mais proeminentes promessas de campanha. Suas políticas incluem planos para se retirar e renegociar grandes acordos comerciais, aumentar as forças armadas do país e aumentar as capacidades de segurança cibernética, construir um muro na fronteira com o México e deportar imigrantes ilegais e com passagem pela polícia.

Obamacare ficou de fora

A surpresa foi a ausência de qualquer coisa que fale sobre revogar ou substituir Obamacare. A promessa foi uma característica definidora de sua campanha, e assessores têm sinalizado que ele pode começar o processo de desfazer a lei em uma série de ações executivas que ele deseja assinar nos primeiros dias de sua presidência.

Sem surpresas no discurso de posse, Trump promete colocar EUA “em primeiro lugar”

Trump reiterou que vai aumentar gastos com infraestrutura e implementar políticas protecionistas

Leia a matéria completa

Clima

Da mesma forma, a seção sobre mudança climática que existia foi imediatamente retirada do ar, sem menção de mudança climática sob o plano energético de Trump.

Em vez disso, ele prometeu eliminar “políticas nocivas e desnecessárias”, como o Plano de Ação Climática e a regra das Águas dos Estados Unidos. O primeiro representa uma variedade de esforços que o presidente Obama perseguiu para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos EUA, enquanto o segundo é uma regra emitida pela Agência de Proteção Ambiental para proteger não só as maiores vias fluviais, mas afluentes menores que outros acreditam que devem cair sob a jurisdição dos Estados e não do governo federal.

Imigração

O site Trump também não dedica uma seção separada à imigração, outra promessa central de sua candidatura. Apesar dos rumores entre a comunidade de defesa da imigração de que uma das ações iniciais seria a revogação das proteções criadas por Obama para os chamados Dreamers, seu site até agora se concentra apenas em falar em segurança.

“Ele se dedica a fazer cumprir nossas leis de fronteira, acabar com as cidades santuárias e deter a maré da ilegalidade associada à imigração ilegal”, diz parte da seção de imigração.

A linguagem da nova administração ecoa a dura retórica de Trump na campanha, incluindo suas promessas de fortalecer a comunidade policial, reprimir suas visões como uma ampla gama de violações comerciais e potencialmente forjar alianças com países há muito considerados rivais perigosos, como a Rússia.

“Finalmente, ao perseguir uma política externa baseada em interesses americanos, vamos abraçar a diplomacia”, diz parte da visão de política de Trump. “O mundo deve saber que não vamos ao estrangeiro em busca de inimigos, que somos sempre felizes quando velhos inimigos se tornam amigos e quando velhos amigos se tornam aliados.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]