• Carregando...
EUA estão prontos para combater qualquer ameaça de Pyongyang, afirma presidente | NICHOLAS KAMM
AFP
EUA estão prontos para combater qualquer ameaça de Pyongyang, afirma presidente| Foto: NICHOLAS KAMM AFP

Em nova ameaça à Coreia do Norte, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11), que as armas do país estão carregadas e prontas para um conflito contra Pyongyang.  "Soluções militares agora estão totalmente preparadas, guardadas e carregadas caso a Coreia do Norte aja imprudentemente", afirmou Trump, pelo Twitter. "Com sorte, (o ditador norte-coreano) Kim Jong-Un encontrará outro caminho".  

A declaração foi dada um dia após novo episódio de tensão entre os dois países. Nesta quinta (10), a Coreia do Norte anunciou detalhes de um teste de mísseis direcionados para a ilha norte-americana de Guam, no oceano Pacífico.  

O secretário de secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, reagiu e disse que os EUA estão prontos para combater qualquer ameaça de Pyongyang. 

Leia mais: O que os generais americanos estão dizendo a Trump sobre a Coreia do Norte? 

Na terça (8), Trump disse que levaria "fogo e fúria" à Coreia do Norte caso o país comunista continuasse ameaçando os EUA mas, nesta quinta, afirmou que a declaração pode não ter sido "dura o suficiente". 

Arma nuclear 

Uma reportagem publicada pelo jornal americano "The Washington Post" disse que a Coreia do Norte teria a capacidade de colocar ogivas nucleares em seus mísseis, de acordo com relatório do governo.  

A informação aumentou a retórica agressiva entre EUA e Coreia do Norte. Em julho, o lançamento de um míssil intercontinental norte-coreano repercutiu em todo o mundo e já havia elevado a tensão entre os países.

Alemanha faz alerta

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez um alerta contra a escalada retórica entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, logo após o presidente americano, Donald Trump, ter afirmado, em mensagem no Twitter, que soluções militares estão "a postos", caso o regime norte-coreano seja "imprudente". 

"Eu não vejo uma solução militar para esse conflito", disse Merkel. "Eu vejo a escalada retórica como a resposta errada para essa questão", declarou. 

Segundo a chanceler alemã, a crise precisa ser resolvida através de "um trabalho estável no Conselho de Segurança da ONU", e especialmente com uma cooperação próxima entre os EUA e a China. "Certamente a Alemanha participará intensamente das possibilidades para a resolução da questão através de meios que não envolvam exércitos", comentou Merkel. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]