• Carregando...
Emmanuel Macron x Marine Le Pen: domingo de definição | ERIC FEFERBERGAFP
Emmanuel Macron x Marine Le Pen: domingo de definição| Foto: ERIC FEFERBERGAFP

Quase 47 milhões de eleitores estão registrados para votar no segundo turno, 7 de maio, e escolher o próximo presidente da República Francesa, que sucederá o socialista François Hollande.

Como se elege o presidente?

O chefe de Estado é eleito por sufrágio universal direto, em votação uninominal majoritária em dois turnos, por um mandato de cinco anos, renovável uma vez.

Para ser eleito, deve obter a maioria absoluta dos votos expressos em um ou dois turnos, independentemente da taxa de participação.

O voto em branco, que permite expressar uma rejeição das opções propostas, não é reconhecido na França. Desde a promulgação de uma lei em 2014, esses votos são contados separadamente dos votos nulos e somados como tal na ata de cada colégio eleitoral, mas não são tidos em conta no cálculo dos votos expressos.

Os últimos ex-presidentes foram:

2012-2017: François Hollande (Partido Socialista)

2007-2012: Nicolas Sarkozy (Os Republicanos)

1995-2007: Jacques Chirac (Os Republicanos) um mandato de sete anos e outro de cinco

1981-1995: François Mitterrand (Partido Socialista) dois mandatos de sete anos

Quem são os candidatos?

Os eleitores deverão escolher entre Marine Le Pen, de 48 anos (Frente Nacional, extrema-direita) E Emmanuel Macron, 39 anos (Em Marcha!, centro).

Como acontece a votação? 

Nas listas eleitorais estão inscritos 46,97 milhões de eleitores, dos quais 1,3 milhão de residentes franceses no exterior.

A votação será realizada no sábado nas Antilhas francesas, na Guiana (América do Sul), em São Pedro e Miquelón (arquipélago francês da América do Norte) e na Polinésia Francesa (Pacífico sul).

São 66.546 locais de votação na França. Para garantir a segurança, serão mobilizados mais de 50.000 policiais e gendarmes, apoiados por 7.000 militares.

E os resultados?

A lei francesa proíbe a publicação de resultados, exceto aqueles relacionados à participação, antes do encerramento da votação às 20h locais para evitar influenciar os eleitores.

As primeiras estimativas serão atualizadas com frequência durante a noite.

A posse do oitavo presidente da V República terá lugar o mais tardar em 14 maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]