• Carregando...
Recep Tayyip Erdogan falou sobre o incidente com avião russo e escalada de tensão entre Turquia e Rússia | HANDOUT/REUTERS
Recep Tayyip Erdogan falou sobre o incidente com avião russo e escalada de tensão entre Turquia e Rússia| Foto: HANDOUT/REUTERS

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quarta-feira (25) que a Turquia não identificou a aeronave derrubada na terça-feira como um jato russo e que seu país não iria partir para uma escalada nas tensões. Ao mesmo tempo, Erdogan advertiu para que não se viole mais a fronteira turca com a Síria.

Um dos pilotos está vivo

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta quarta-feira, que o segundo piloto que se ejetou do avião Su-24 derrubado ontem pela Turquia foi encontrado com vida e está bem. Ele foi levado de volta a uma base aérea russa na Síria, segundo agências de notícias.

“A operação foi concluída com sucesso. O piloto foi levado para nossa base. Ele está vivo e com saúde”, disse Shoigu, de acordo com as agências.

O outro piloto do avião russo atacado ontem foi morto quando estava no ar, de paraquedas, ao ser atingido por disparos vindos do solo. Havia vídeos mostrando rebeldes disparando no piloto enquanto ele descia. A televisão estatal russa mostrou imagens dos rebeldes comemorando, enquanto recolhiam o corpo do piloto morto.

Erdogan disse que dois jatos de nacionalidade não identificada violaram o espaço aéreo turco na manhã de terça-feira. Um deles deixou o território turco e o outro continuou a violar a área, mesmo após dez advertências lançadas em um intervalo de cinco minutos. As autoridades turcas só souberam que era um avião russo após as declarações da Rússia, segundo a autoridade.

“Nós temos mostrado um grande esforço há tempos para evitar esse tipo de acidente, falando com todos os países relevantes”, disse o presidente. “A razão para que um incidente como esse não tenha ocorrido até ontem [terça] é porque a Turquia levou ao máximo sua paciência para manter uma postura calma.”

Erdogan acrescentou que a Turquia não tolerará ataques à soberania, mas que Ancara não tinha a intenção de dar combustível para as tensões. “Ninguém deve esperar que sigamos silenciosos e sem respostas a constantes violações de nossa segurança fronteiriça”, argumentou.

Apesar disso, o presidente amenizou a tensão. “Não temos intenções de agravar este incidente. Estamos somente defendendo nossa própria segurança e os direitos dos nossos irmãos”, disse. Turquia e Síria são importantes parceiros comerciais, o que certamente terá influência na condução desta questão.

Putin diz que derrubada de avião russo trará “consequências sérias” para a Turquia

Leia a matéria completa

Lados opostos

O presidente também criticou países pelo apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad, sem nomear os principais partidários do regime sírio: a Rússia e o Irã. Erdogan disse que, seja quem for, os que apoiam o regime de terrorismo estatal de Damasco são culpados da mesma opressão.

Rússia e Turquia têm posições diferentes sobre o conflito na Síria. Embora ambos se declarem inimigos do grupo terrorista Estado Islâmico, turcos querem a derrubada do líder sírio Bashar al-Assad, enquanto russos defendem a sua permanência e, por isso, atacam também rebeldes oposicionistas.

Estas operações militares no noroeste da Síria, não têm nada a ver com a luta com o Estado Islâmico, disse Erdogan. Para ele, a campanha aérea russa na Síria está gerando um novo influxo de refugiados.

Turquia derruba avião russo perto da fronteira com a Síria

Leia a matéria completa

Resposta russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o avião foi atacado quando estava a um quilômetro dentro da Síria e alertado sobre “consequências sérias”, as quais chamou de uma facada nas costas administrada por “cúmplices de terroristas”.

Nesta quarta-feira (25), ele reiterou sua posição. “Após o que aconteceu ontem [terça-feira], nós não podemos excluir algum tipo de outros incidentes. E se eles ocorrerem, nós, de uma maneira ou de outra, teremos de responder”, afirmou Putin.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que a Rússia reforçará suas defesas aéreas na região da base russa na Síria e que um novo míssil cruzador foi posicionado na costa da Síria, pronto para destruir qualquer ameaça para a campanha de ataques aéreos de Moscou na Síria. O ministro disse também que a base russa Hmeimim receberá um sistema de defesa aérea S-400, um dos mais poderosos da Rússia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]