• Carregando...
 | Telesur/Reprodução/AFP
| Foto: Telesur/Reprodução/AFP

O jornalista francês Romeo Langlois, 35, refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há um mês e que deve ser libertado na quarta-feira, foi mostrado nesta segunda-feira em imagens divulgadas pela rede de televisão latino-americana Telesur.

Aparentemente em bom estado de saúde, sorridente e com uma toalha ao redor da cintura, o correspondente da rede "France 24" foi gravado em um acampamento da guerrilha no meio da selva.

Nestas imagens, as primeiras divulgadas desde que Langlois foi sequestrado pelas Farc no dia 28 de abril quando a patrulha militar com a qual se deslocava para realizar uma reportagem sobre operações antidrogas foi atacada pelas Farc, o jornalista é visto com um curativo no braço.

"Uma pessoa sabe a que se expõe quando faz este tipo de atividades. Na verdade eu não pensava que isso se tornaria tão terrível", disse o repórter no vídeo, que teria chegado à redação da Telesur.Langlois foi ferido no braço em meio ao combate entre os militares que o acompanhavam e um grupo de guerrilheiros no departamento de Caquetá (sul da Colômbia).

Uma missão humanitária deve buscá-lo na próxima quarta-feira em algum ponto da selva da Colômbia, depois que as Farc se comprometeram a libertá-lo.O representante do governo francês que participará da operação de resgate deve chegar na terça-feira a Bogotá.

Segundo o embaixador francês na Colômbia, Jean-Pierre Vandoorne, o representante da gestão de François Hollande planeja se reunir com o grupo que irá participar da ação, que deve ocorrer na próxima quarta-feira, a fim de revisar o protocolo de libertação e discutir detalhes da operação.O grupo guerrilheiro pediu recentemente, como condição de libertação do jornalista, que o novo mandatário francês mandasse "um representante pessoal" para participar da libertação, além de uma comissão integrada pela Cruz Vermelha Internacional e pela ex-senadora Piedad Córdoba.

O chefe da delegação colombiana do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Jordi Raich, disse que a comissão espera receber até a amanhã detalhes a respeito da libertação de Langlois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]