• Carregando...

A Ucrânia começou nesta terça-feira (28) os procedimentos para julgar à revelia o ex-presidente Viktor Yanukovich e outros cinco ex-altos cargos do país por crimes como abuso de poder, informou o procurador-geral, Viktor Shokin.

“Hoje começou o procedimento para julgar à revelia cinco casos relativos a seis pessoas. São o ex-presidente Viktor Yanukovich, o ex-presidente do Banco Central, Sergei Arbuzov, o ex-ministro de Fazenda, Alexander Klimenko, a ex-vice-primeira-ministra e ministra da Saúde, Raisa Bogatiriova e seu segundo, assim como o ex-número dois de Fazenda”, disse em entrevista coletiva.

Shokin afirmou que a Promotoria tem “praticamente ultimadas” as atas de acusação contra Yanukovich e os demais suspeitos, a partir de “crimes” contemplados no código penal, entre eles “criação de uma organização criminosa”, “abuso de poder” e “traição à pátria”.

Contra Yanukovich, Bogatiriova e seu número dois “foram encontradas as provas suficientes” para começar o julgamento imediatamente, acrescentou, e em breve “serão entregues as atas de acusação”, embora não tenha explicado como serão feitas essas entregas.

O promotor informou que foram bloqueadas contas no exterior de ex-responsáveis ucranianos por “9 milhões de euros, US$ 26 milhões e 85 milhões de francos suíços”.

Em janeiro, a Interpol declarou busca e captura a Yanukovich “a pedido de seu país” pelo suposto “roubo de enormes recursos financeiros e cumplicidade no roubo de outros, todos cometidos em grande escala no marco de uma organização criminosa”.

O pró-Rússia Yanukovich foi derrubado da presidência da Ucrânia em fevereiro de 2014, após três meses de maciças manifestações opositoras em Kiev e outras cidades, o chamado Euromaidan.

Desde então vive refugiado na Rússia, que defende que a mudança de poder em Kiev foi um golpe de Estado apoiado pelo Ocidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]