• Carregando...
A menina Yanelly Zoller com o cachorro do avô: tragédia evitável | Reprodução
A menina Yanelly Zoller com o cachorro do avô: tragédia evitável| Foto: Reprodução

Quando a menina de quatro anos de idade colocou a mão na bolsa de sua avó, ela procurava algo doce, seu pai disse para o jornal Tampa Bay News.

Shane Zoller afirmou para o jornal que sua filha, Yanelly, estava procurando um doce enquanto visitava seus avós na última semana em North Tampa, na Flórida. Mas ela acabou encontrando uma arma e acidentalmente atirou em si mesma e se matou, segundo Zoller. 

“Eu estava dirigindo para buscá-la, com seu maiô no carro para levá-la para os parques aquáticos”, contou Zoller para o Times. “Quando encostei o carro, vi as luzes dos carros de polícia”. 

Autoridades confirmaram que a criança, conhecida como Nelly, encontrou uma arma de fogo em casa no dia 14 de setembro em Tampa e atirou em si mesma. 

Seus avós, Michael e Christie Zoller, estavam em casa no momento do acidente, segundo a polícia. O porta-voz da polícia de Tampa disse para o The Washington Post na quinta-feira que aparentemente o tiro foi acidental, mas que o caso ainda está sendo investigado.

“Ela só estava procurando um doce”, disse Shane Zoller para o Times na quarta-feira, dia anterior ao funeral da menina. 

O centro médico responsável afirmou que Yanelly morreu por conta de um ferimento provocado por um tiro na região do peito, que perfurou seu pulmão, aorta e esôfago. O motivo da morte foi listado como acidente. 

De acordo com a apuração do repórter John Woodrow Cox, do The Washington Post, uma média de 23 crianças levaram tiros diariamente em 2015, segundo dados de comissões de segurança dos EUA. Isso significa uma bala a cada 63 minutos. 

Naquele ano, cerca de 8,4 mil crianças foram alvejadas e quase 1,5 mil morreram — mais do qualquer ano desde 2010. Essa taxa de mortalidade é maior do que todas as fatalidades militares americanas no Afeganistão nos últimos 10 anos. 

O que diz a lei

De acordo com a lei da Flórida, “qualquer pessoa que armazena ou guarda uma arma de fogo carregada, … e que tem conhecimento de que um menor de idade poderá ter acesso a arma sem a permissão dos pais ou guardiões legais, ou sem a supervisão exigida por lei, deverá manter a arma em local seguro, trancada em uma caixa ou armário ou outra locação considerada por uma pessoa sensata como segura”. 

Com uma exceção: “quando a pessoa está carregando a arma consigo em seu corpo ou tão próxima que consegue alcançá-la na mesma velocidade que conseguiria se estivesse em seu corpo”. 

Falhar em manter uma arma em segurança “na maneira requerida” é considerado um delito, se um menor de idade tiver acesso ao objeto sem permissão. 

Gostava de desenho animado e pular no sofá

O obituário de Yanelly afirma que a menina gostava de assistir o desenho animado “Shimmer and Shine” e de pular no sofá. Ela também gostava de passar tempo com seus avós, segundo o pai da menina. 

“Ela era extremamente próxima deles e ficava muito empolgada para ficar na casa da avó”, Zoller contou para o Times. “Ela ficava o tempo todo grudada ao quadril de sua avó”. 

Uma página do Facebook com o mesmo nome da avó estava repleta de imagens da menina. Um dia depois do acidente, Christie Zoller escreveu: “Deus, por favor me responda: por que você a levou?”. Depois: “Boa noite anjinha, a avó te ama mais do que consegue expressar em palavras”. 

Na tarde de quinta-feira, o mesmo dia que Nelly Zoller foi enterrada no cemitério Sunset Memory Gardens em Thonotosassa, na Flórida, uma campanha no site GoFundMe levantou mais de US$ 1,7 mil para os custos do funeral e uma do site YouCaring levantou cerca de US$ 400. 

“Muitos corações entristecidos estão esperando para ouvir que tudo isso foi um grande pesadelo”, dizia uma mensagem na página do YouCaring. “O choque e a descrença são muito reais. A morte de uma criança deixa o mundo de ponta cabeça e se perguntando o porquê disso tudo. A única resposta possível é que o Céu precisava de outro anjo. A estrela dela brilha. Nosso anjo foi levado por um acidente, algo muito difícil de se entender”. 

A mensagem termina assim: “por favor, amem seus filhos… digam para eles o quanto os amam e nunca os deixem ir para cama sem receberem beijos e abraços. Nunca sabemos a última vez que diremos boa noite”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]