• Carregando...
Para a presidente Sullivan, a instituição está cumprindo o papel dos supremacistas brancos de cuidar dos feridos no episódio em Charlottesville | ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP
Para a presidente Sullivan, a instituição está cumprindo o papel dos supremacistas brancos de cuidar dos feridos no episódio em Charlottesville| Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS/AFP

A Universidade de Virginia vai doar dinheiro para ajudar a pagar os gastos médicos e tratamento das pessoas que ficaram feridas durante as manifestações de supremacistas brancos, em Charlottesville, no último mês. O dinheiro equivale a mesma quantia prometida à Universidade pelo grupo KKK em 1921.

No dia 14 de setembro, a presidente da universidade Teresa Sullivan, dialogou com o conselho da universidade sobre os valores fundamentais da instituição, segurança, e a necessidade do debate contínuo sobre a sequência de violência envolvendo supremacistas brancos, registrada nos últimos meses. 

Leia mais: Charlottesville e a questão: nazismo é de direita ou de esquerda?

Centenas de pessoas marcharam pelo campus no dia 12 de agosto carregando tochas, proferindo insultos raciais e enfrentando grupos opositores que estavam em frente à estátua do fundador da instituição, Thomas Jefferson. Enquanto manifestantes marchavam, um homem dirigiu seu carro em direção à multidão atropelando uma mulher e deixando cerca de 19 pessoas feridas. 

Além disso, um helicóptero que monitorava as manifestações acabou caindo e dois oficiais da polícia morreram. 

A violência veio à tona justamente enquanto a universidade se preparava para uma celebração bicentenária. A instituição estava concentrada em um dos episódios mais importantes da sua história, como uma comissão em curso sobre escravidão, o planejamento de um memorial para trabalhadores escravizados no campus, além de outras comemorações.  

Na quinta-feira (15), Sullivan falou sobre o presente que foi prometido à universidade pelo grupo KKK em 1921. Ela disse que a instituição reconheceu a promessa, mas a entidade não tem evidências de que já foi pago. 

‘Apreciem a ironia’

“Nós estamos reconhecendo essa promessa”, ela disse ao conselho, “Nós vamos fazer isso de uma maneira que seria tão desagradável quanto possível para qualquer membro do KKK que possa estar assistindo”, acrescentou.  

“Essa promessa de US $ 1.000, se convertida aos valores de hoje, valeria cerca de US $ 12.400. Com esse número em mente, investi US $ 12.500 de fontes privadas ao fundo de apoio ao paciente de Charlottesville, que é administrado pela UVA Health Foundation, para pagar despesas médicas das pessoas que ficaram feridas durante a violência em agosto. Qualquer sobra de fundos apoiará cuidados para outros membros da nossa comunidade”.  

"Em outras palavras, estamos fazendo o papel dos supremacistas brancos de curar as feridas feitas pelos restos moribundos da supremacia branca que atingiram Charlottesville no mês passado. Espero que os membros restantes do KKK apreciem a ironia".

Tradução de Isabelle Barone
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]