• Carregando...
O urso pardo é uma das marcas de Yellowstone. | /
O urso pardo é uma das marcas de Yellowstone.| Foto: /

O animal mais famoso do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, foi morto a tiros por caçadores, em novembro do ano passado, segundo investigação concluída esta semana pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem do país. Era um urso pardo de 25 anos, chamado Scarface - por causa de uma cicatriz em seu rosto. Por ser uma espécie sob risco de extinção, matar um urso pardo é ilegal, salvo em defesa própria. As penas vão de multa a prisão, caso seja identificado o autor.

Anualmente, milhares de admiradores dos ursos esperavam a aparição de Scarface como sinal da chegada da primavera. Hábito estimulado pelo célebre Zé Colmeia, personagem de desenho animado. Scarface já não havia aparecido no início da primavera deste ano no Hemisfério Norte, o que aumentou as especulações sobre sua morte. Até então, porém, acreditava-se que a causa era a velhice. Menos de 5% dos ursos nascidos em Yellowstone chegam a viver mais de 25 anos e o exemplar morto a tiros já havia perdido mais da metade dos seus mais de 270 quilos no ano passado.

A investigação da Agência de Pesca, Vida Selvagem e Parques de Montanha, contudo, concluiu que Scarface foi abatido com um arma de fogo, em novembro do ano passado. Até o momento, se desconhece a identidade do caçador.

Segundo a BBC, ano passado 61 ursos pardos morreram em Yellowstone. Apenas três deles por morte natural. Pelo menos 37 mortes foram causadas por humanos, incluindo acidentes de carro ou em legítima defesa. Mas também foram registrados ataques de animais a humanos. Em 2011, um excursionista morreu pelas mãos de um urso pardo.

O Parque de Yellowstone tem 9 mil quilômetros quadrados e abarca os estados americanos de Montana, Idaho e Wyoming. A possibilidade relativamente alta de encontras ursos negros, pardos, bisões, alces e coiotes faz do lugar um grande atrativo político. Em 2009, bateu um recorde histórico de afluência, com 2,3 milhões de visitantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]