• Carregando...
Maduro aposta em estratégias para diminuir força da oposição nas próximas eleições legislativas | ---/EFE
Maduro aposta em estratégias para diminuir força da oposição nas próximas eleições legislativas| Foto: ---/EFE

A maioria chavista da Assembleia Nacional venezuela aprovou na quinta-feira (23) um projeto de lei que permitirá que o conselho eleitoral local diminua o número de deputados eleitos em zonas dominadas pela oposição. A manobra pode ajudar o governo de Nicolás Maduro a amenizar uma forte derrota nas próximas eleições legislativas, que ainda não têm data marcada.

A oposição votou contra o projeto, que oficialmente serve para liberar o conselho eleitoral a perfilar as diferentes regiões do país e calcular o número de assentos reservados a cada uma. Em 2010, os chavistas tomaram medida semelhante para impulsionar o número de deputados em regiões pró-chavismo. Mesmo perdendo por 52% dos votos, o governo ficou com 98 das 165 zonas eleitorais.

Na segunda circunscrição do populoso estado de Miranda, governado pelo líder opositor Henrique Capriles, uma vaga de deputados já foi eliminada. Em outras de maioria opositora, a previsão é de que a diminuição seja ainda maior.

A oposição alega que o governo continuará saindo derrotado do próximo pleito, diante de uma “calamitosa situação local” na qual o país vive uma forte crise econômica, política e social. O último levantamento do instituto Datanálisis avalia os opositores com pelo menos 59% dos votos, e candidatos da situação com cerca de 22%.

Datado de março, ele não conta com um possível aumento dos chavistas após a classificação da Venezuela pelos EUA como uma ameaça a sua segurança nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]