• Carregando...

O ministro do Petróleo da Venezuela está liderando uma delegação que irá se reunir com autoridades sauditas do setor nesta terça-feira, depois de ter conversas no Irã, como parte de uma iniciativa diplomática junto à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) motivada por sua necessidade urgente de um aumento no preço do petróleo.

Sofrendo com desaceleração econômica, inflação em disparada e carência de produtos, a Venezuela é um dos países da Opep mais afetados pela queda no preço da commodity.

Seu apelo para que a Opep reduzisse o suprimento para apoiar os preços não alterou a posição da Arábia Saudita e de seus aliados do Golfo Pérsico na entidade, que se concentram na proteção das fatias de mercado.

Uma fonte da indústria disse à Reuters que uma delegação venezuelana do setor petrolífero irá se reunir com o vice-ministro do Petróleo saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman, em terras sauditas nesta terça-feira.

A agência de notícias estatal iraniana Irna relatou que o ministro do Petróleo da Venezuela, Asdrubal Chávez, falou com seu par iraniano, Bijan Zanganeh, em Teerã, e que as conversas incluíram a perspectiva de um suprimento maior vindo do Irã.

“Esperamos que os membros da Opep abram caminho para um aumento na produção de petróleo do Irã que alcançará mercados globais quando as sanções (decorrentes de seu programa nuclear) forem suspensas”, disse Zanganeh durante o encontro, segundo a agência.

A delegação venezuelana se reunirá com o príncipe Abdulaziz porque o ministro do Petróleo saudita, Ali al-Naimi, está em visita à Coreia do Sul. Mais detalhes não estavam imediatamente disponíveis, e não houve comentário imediato do governo saudita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]