• Carregando...
Índios Yanomami da Amazônia | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Índios Yanomami da Amazônia| Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Os corpos de todas as pessoas são repletos de bactérias, e estes micróbios ajudam na digestão e na formação do sistema imunológico, por exemplo. Mas dietas modernas, antibióticos e até a higiene parecem estar reduzindo a variedade destes organismos presentes em nossa anatomia. Um estudo publicado pelo periódico Science Advances, que analisou micróbios no estômago, na boca e na pele de indígenas de uma tribo isolada na selva amazônica do sul da Venezuela, revelou o quanto a vida moderna pode estar alterando as bactérias corporais da humanidade.

2 vezes mais

variedades de bactérias foram encontradas nos indios yanomami em relação aos norte-americanos a que foram comparados, de acordo com o estudo publicado pela Science Advances.

Os índios yanomami, afastados do mundo exterior até 2009, possuem a coleção mais diversificada de bactérias já encontrada em pessoas, inclusive algumas jamais detectadas em humanos, disseram cientistas. Os pesquisadores se surpreenderam ao descobrir que os micróbios dos yanomami abrigam genes resistentes a antibióticos feitos pelo homem (há que se levar em conta que estes indígenas nunca foram expostos a antibióticos comerciais).

“Nosso estudo indica que a microbiota pré-humana moderna era composta por uma variedade maior de bactérias e com mais funções quando comparada a populações afetadas por práticas modernas, como comida processada e antibióticos”, afirmou Gautam Dantas, professor de patologia e imunologia da Universidade de Washington na cidade de St. Louis.

A redução na diversidade da microbiota pode estar ligada ao aumento de doenças imunológicas e metabólicas como asma, alergias, diabetes e obesidade nas últimas décadas, declarou Maria Dominguez-Bello, professora de medicina no Centro Médico Langone da Universidade de Nova York.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]