• Carregando...
O minarete da Grande Mesquita de Al-Nuri destruido no Iraque  | MOHAMED EL-SHAHEDAFP
O minarete da Grande Mesquita de Al-Nuri destruido no Iraque | Foto: MOHAMED EL-SHAHEDAFP

A torre inclinada da Grande Mesquita de Al-Nuri manteve-se sobre Mosul por 800 anos . Mas, na quarta-feira (21), um dos locais religiosos mais icônicos do país veio foi destruida quando o exército iraquiano lutou para tirar a cidade de militantes do Estado islâmico.

O que aconteceu com a mesquita Al-Nuri? A agência de notícias do Estado Islâmico rapidamente argumentou que a mesquita foi destruída em um ataque aéreo americano. Mas a coalizão liderada pelos EUA negou isso, sugerindo que o Estado Islâmico explodiu a mesquita quando eles se retiraram.

As imagens de vídeo granuladas divulgadas pelo comando das operações conjuntas do Iraque para repórteres parecem oferecer a melhor chance de avaliar essas reivindicações opostas. A filmagem parece ter vindo de câmeras que o exército iraquiano colocou ao longo da linha de frente de Mosul para assistir as posições do Estado islâmico.

Depois de revisar o vídeo, vários especialistas disseram que a explosão parece ter vindo do prédio em vez de um ataque aéreo que poderia ter atingido de cima.

"Não consigo imaginar como uma bomba lançada por cima poderia produzir os efeitos mostrados no vídeo", disse Sidney Alford, presidente da Alford Technologies Limited e especialista em técnicas de eliminação de bombas.

Outros concordaram. "É claro que isso não poderia ter sido um ataque aéreo porque há múltiplas detonações em diferentes níveis da torre", disse Ben Goodlad, analista de defesa de uma agência internacional de defesa e segurança Jane’s IHS Markit. "Isso aponta para explosivos pré-colocados, usados para demolição em vez de um ataque aéreo".

"Não há provas de um impacto antes que ocorra a explosão", acrescentou Neil Gibson, analista sênior de armas da Jane, sugerindo que isso afastou-se de um ataque aéreo.

Não está claro se o Estado Islâmico plantou esses explosivos no prédio ou por que eles negariam autoria se o fizessem. No entanto, havia rumores de que o grupo havia plantado bombas na mesquita. Seus combatentes também destruíram ou danificaram deliberadamente muitos outros edifícios religiosos e artefatos na Síria e no Iraque, em grande parte devido a uma visão fundamentalista do Islã que se opõe radicalmente à idolatria, a teólogos e o próprio grupo.

A Grande Mesquita de Al-Nuri também pode ter um significado simbólico na luta por Mosul. Foi também a localização da primeira e única aparição pública de Abu Bakr al-Baghdadi , líder do Estado Islâmico, há três anos. Falando para o Washington Post, Hassan Hassan, um colega sênior do Instituto Tahrir, com sede em Washington e co-autor de "ISIS: Inside the Army of Terror" (EI: Dentro do Exército do Terror) sugeriu que isso significava que a perda da mesquita teria sido um golpe para a imagem do grupo.

"Teria sido o golpe mais simbólico dentro de sua base mais simbólica", disse Hassan.

Embora Gibson tenha dito que não conseguiu verificar nas imagens o tipo de explosivos utilizados, havia algumas pistas de onde os explosivos poderiam ter sido colocados. "Os gases são ventilados do nível inferior para cima, então, provavelmente, uma única grande carga nos níveis mais baixos, seus produtos de detonação gasosa viajando pela estrutura da torre e ventilando em um ponto fraco", disse ele. "Ou mais provável uma série de cargas internas dentro da estrutura e ligadas [cordão detonante], as cargas que começam a partir da área de base e viajando para cima".

Leia também: Mesquita histórica é destruída no Iraque. ISIS culpa os EUA e vice-versa

Alford também sugeriu que havia uma série de cargas dentro da estrutura ligadas ao cabo detonante. "Parece que uma série de quatro ou cinco grandes cargas explosivas - pelo menos várias dezenas de quilos - foram colocada no interior da torre, com uma quantidade maior no solo", disse ele.

A fumaça negra sugeriu que os explosivos utilizados eram de militares e que poderiam ter sido baseados em dinamite, acrescentou Alford. Uma série de minas de dinamite foram encontradas em campos de treinamento do EI perto de Mosul.

No Twitter, algumas pessoas argumentaram que o vídeo divulgado na quarta-feira (21) mostrou um incidente anterior - com muitos apontando para a destruição de 2014 do santuário de Nabi Yunus. Comparando os dois vídeos, Gibson disse que as próprias demolições parecem bastante.

Embora os resultados da demolição são visivelmente diferentes. "Em uma última análise, a nuvem de poeira e detritos do vídeo de 2014 parecem ser de um formato completamente diferente para o novo", disse Gibson. "No ano de 2014, a nuvem sobe consideravelmente, não há provas disso no novo vídeo".

E enquanto a qualidade do vídeo é fraca, a filmagem do comando das operações conjuntas do Iraque parece mostrar o aspecto único da mesquita al-Nuri: seu minarete inclinado, agora destruído.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]