• Carregando...
Tina Frost, 27, é uma ex-jogadora de futebol que se formou na Arundel High School em Maryland em 2008 | Reprodução Facebook
Tina Frost, 27, é uma ex-jogadora de futebol que se formou na Arundel High School em Maryland em 2008| Foto: Reprodução Facebook

Tina Frost passou mais de duas semanas lutando pela vida. 

A nativa de Maryland, 27, estava entre os milhares que foram assistir ao festival de música country em Las Vegas, em 1 de outubro, quando do 32º andar do hotel Mandalay Bay, um homem abriu fogo contra a multidão. O atirador disparou por cerca de 10 minutos, matando ao menos 58 pessoas e ferindo mais de 500. 

Frost foi atingida na cabeça. 

Os ferimentos eram tão graves que os cirurgiões tiveram que remover o olho direito de Frost, onde uma bala ficou alojada. Além disso os médicos tiveram que retirar um osso da testa, de modo que o cérebro de Frost pudesse ter espaço para inchar, segundo informações divulgadas em uma conta crowdfunding para ajudar a família. Após o tiroteio, Frost permaneceu em coma induzido com a ajuda de aparelhos para respirar. 

"Nos próximos dias, eles vão ver como ela responde à simulação, mas até então, não sabemos o quão grave é o dano cerebral", escreveu a mãe de Frost, Mary Moreland.

 

Segundo um médico que está tratando Frost, a probabilidade de ela se recuperar totalmente é baixa. Dentro da suíte do atirador no Mandalay Bay, os investigadores descobriram 23 armas e milhares de munições. Entre essas armas, havia um rifle de tipo AR-15 modificado com um "bump stock", um dispositivo que permite ao atirador disparar mais rapidamente. Os cirurgiões militares que trataram as vítimas do tiroteio mais tarde compararam os ferimentos que trataram com as vistas em uma zona de guerra. 

"Infelizmente, algumas pessoas podem não se recuperar", disse Keith Blum, uma neurocirurgiã do Sunrise Hospital em Las Vegas, à CNN dias após o tiroteio. "Para algumas das vítimas, eu diria que é necessário um ano". 

Mas Frost, uma ex-jogadora de futebol que se formou na Arundel High School em Maryland em 2008, continuou a surpreender a todos. 

Alguns dias depois do tiroteio, os médicos dilataram o olho esquerdo, a retina parecia normal. Frost também já tinha deixado de respirar por aparelhos. 

Sua família registrou "cada vitória, por pequena que fosse", na página GoFundMe, otimistas, mas com cautela sobre o progresso de Frost: 

Leia mais: A esposa que morreu nos braços do marido e outras 15 histórias das vítimas de Las Vegas

Sinais de melhora

7 de outubro: "Seus rins e fígado começaram a trabalhar e estão indo bem". 

10 de outubro: "Tina mexeu as pernas para frente e para trás quando pediram, parou e então mexeu novamente”. 

11 de outubro: "Melhores novidades sobre a nossa Tina! Ela seguiu os comandos da enfermeira Christina quando ela lhe disse para apertar as mãos e mover os dedos dos pés". 

Mas na sexta-feira (13), Frost deu a maior surpresa para familiares e amigos quando acordou e, com a ajuda de enfermeiras, caminhou pela primeira vez desde que foi baleada. Ela deu seis passos ao todo: três passos até uma cadeira e três passos de volta para a cama do hospital. 

"Ela está muito ansiosa para voltar a andar", escreveu sua família na página. "Estamos tão orgulhosos da nossa Tina, e todos estão maravilhados com cada movimento que ela faz". 

Os médicos estão discutindo transferir Frost para outro hospital para que se recupere melhor, dizia o post. Blum, o neurocirurgião, relatou ao Las Vegas Review-Journal que a sobrevivência de Frost é um "milagre". 

"Você simplesmente não sabe o quão longe alguém pode ir", disse Blum ao jornal. 

O pai de Frost disse à NBC Washington que sua filha estava "progredindo a cada hora". 

"Estamos cada vez mais confiantes todos os dias que ela vai sair do coma e vai voltar a ser nossa boa e velha Tina", Rich Frost disse.

Tradução Isabelle Barone.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]