• Carregando...
Imagem do Calbuco em erupção no fim da tarde de quarta-feira (22), no sul do Chile | STRINGER/CHILE/REUTERS
Imagem do Calbuco em erupção no fim da tarde de quarta-feira (22), no sul do Chile| Foto: STRINGER/CHILE/REUTERS

O vulcão chileno Calbuco aumentou sua força eruptiva na madrugada desta quinta-feira (23) depois de passar quase meio século inativo, lançando uma coluna de cinzas poderosa que cruzou território argentino e provocou a suspensão dos voos. As autoridades disseram que há uma pessoa desaparecida, enquanto as agências de emergência e as forças militares apoiam a retirada de quase cinco mil pessoas perto do vulcão, localizado no Sul do Chile.

“Não é descartado um cenário mais complexo nas próximas horas, isso basicamente pelo acúmulo de lava que existe no topo do vulcão”, disse o subsecretário do Ministério do Interior, Mahmud Aleuy.

A pessoa desaparecida é Waldo Flores, de 21 anos, um alpinista que estava perto do vulcão quando começou a erupção na quarta-feira à tarde, com uma coluna de cinzas que alcançou uma altura de cerca de 17 quilômetros.

Visita presidencial

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, participou de uma reunião de emergência no palácio presidencial antes de viajar junto com vários ministros para a área afetada.

A atividade do vulcão, localizado na região turística de Los Lagos, a cerca de 900 quilômetros ao sul de Santiago, vem enquanto outro vulcão no país, o Villarrica, também encontra-se em uma fase eruptiva.

As autoridades disseram que mais de 4.150 pessoas foram retiradas de suas casas e que o número pode aumentar substancialmente. A preocupação das agências de emergência está concentrada nos efeitos das cinzas na cidade de Ensenada, a apenas 15 quilômetros do vulcão.

Na Argentina, áreas como Bariloche e nos arredores também foram afetadas pelas cinzas vulcânica, o que levou à suspensão de aulas e voos.

A Latam Airlines informou que a presença de cinzas vulcânicas que afetava o funcionamento e do aeroporto El Tepual, na cidade chilena de Puerto Montt. A companhia cancelou quatro voos na quarta-feira à tarde e nesta quinta-feira.

  • Vista do vulcão da cidade de Porto Montt, localizada a mil quilômetros da capital chilena, Santiago
  • Moradores avistam o Calbuco. Milhares já foram evacuados da região por conta da atividade vulcânica
  • Moradora lava a calçada em San Carlos de Bariloche, na Argentina. Região também foi afetada pelo vulcão
  • Proprietário usou uma lona para proteger seu carro das cinzas do Calbuco, que entrou em erupção nesta quarta-feira (22)
  • Moradora caminha protegida por máscara em uma rua de San Carlos de Bariloche, na Patagônia Argentina, região também afetada pelo vulcão
  • Carro coberto de cinzas pelas cinzas do vulcão Calbuco, que entrou em erupção inesperadamente após 43 anos
  • Vista aérea da erupção do vulcão Calbuco, no Chile
  • Erupção do vulcão levantou uma cortina de fumaça com mais de 15 quilômetros de altura
  • Fumaça atingiu uma altura de mais de 15 quilômetros, de acordo com institutos que analisam a atividade do vulcão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]