• Carregando...

Felipe Lima

Antes de conquistar Berlim, na Segunda Guerra, as tropas aliadas já conheciam o Holocausto, socorrendo nos campos de concentração milhares de judeus destinados ao fogo ou ao gás. Os oficiais da matança disseram apenas cumprir ordens. Mas o que mais espantou os aliados foi ouvir dos civis alemães que desconheciam aquilo.

Não, não tinham visto o transporte em massa de judeus. Não, nada tinham ouvido dos milhares de soldados dos campos de concentração, que, nas suas licenças, iam para suas casas em toda a Alemanha. Se algo o povo tinha visto ou ouvido sobre tais matanças, não acreditara ou não dera importância: afinal, Hitler era um gênio e teria lá suas razões.

O mesmo pensavam os brasileiros que, durante a ditadura militar, desculpavam as prisões, as torturas, exílios e assassinatos. Os militares tinham livrado o Brasil do comunismo e isso lhes dava salvo-conduto para fazer o que bem ou mal entendessem. Mas a ficha caiu: se em 1964 multidões foram às ruas nas Marchas com Deus pela Liberdade, que deram legitimidade civil ao golpe militar, em 1974 a maioria do eleitorado votou no partido de oposição, o então honrado MDB, assim começando a decadência da ditadura.

A mesma cegueira ideológica faz brasileiros – que, porém, se julgam honrados – desculparem ou negarem o que Dilma chamou de “malfeitos”, mensalão, petrolão e suas metástases sistêmicas. Roubaram? Mas foi para o partido, e os fins justificam os meios, conforme Lenin. Em nome dos trabalhadores, aliaram-se à escória moral do empresariado? Ah, outros partidos sempre fizeram isso, então os “guerreiros do povo brasileiro” merecem perdão automático. O desgoverno da esquerda gerou a crise que levou ao impichamento? Foi trama da direita golpista!

Os cegos ideológicos pensam estar na direita ou na esquerda, mas não: estão é por fora do processo político

Para quem defende que a moral não é relativa nem flexível, é deprimente ver antigos companheiros de luta contra a ditadura, ainda ciosos e orgulhosos de serem “de esquerda”, compactuarem com quadrilhagem e crime organizado. É tragicômico defenderem o desgoverno corrupto que gerou 12 milhões de desempregados com o argumento de que tirou milhões da miséria.

Foi preciso que os julgamentos de Nuremberg expusessem a matança nazista para que os alemães de bem renegassem o nazismo na prática, com uma democracia respeitosa de todas as crenças e etnias. Mas se, conforme o poeta, de tudo fica um pouco, os neonazistas continuam a negar o Holocausto, preferindo acreditar e propagar que é invenção, golpe de ficção. Como há quem aqui vá para as passeatas pedindo a volta do regime militar, cegos a ponto de nem verem que nossos militares pegaram ojeriza de governar civis.

No fundo dessa alucinação coletiva, há o fato de que o poder cega quem nele está ou por ele luta. Quem não almeja o poder não se envolve com política, embora muitos nem por isso abdiquem de melhorar o mundo, participando de associações, cooperativas, voluntariado, num número talvez maior que o dos que orbitam os partidos e seus líderes.

No cerne da profissão (não da vocação) política estão o sentimento de se achar melhor que os outros e a visão de que os outros devem ser ajudados pelo político, que assim se sacrificará nos seus penosos mandatos cercado de mordomias, por isso merecendo mais que salariozinhos de vereador a senador.

Os países desenvolvidos se desenvolveram baseados numa maioria honesta de população e eleitorado, capaz de exigir Estado enxuto e produtivo, social sem populismo e com liberdade sem privilégios. Essa é a meta dos cidadãos de bem.

Os cegos ideológicos pensam estar na direita ou na esquerda, mas não: estão é por fora do processo político. Se tirassem as vendas da ideologia, veriam a falta que fazem no coro social que vê a crise como oportunidade, enfim, para as reformas indispensáveis e sempre postergadas pelos que chegam ao poder, porque não querem reformar para não perder o poder.

Mas é agora ou sabe Deus quando. Com a falência do atual sistema, enterrado na votação das leis populares contra a corrupção, a nação só conta com a cidadania para recuperação da democracia. Mas essa gigantesca tarefa não é vista pelos que, na esquerda, enxergam a democracia como atalho para o socialismo, ou os que, na direita, a vislumbram como evidência para a volta da monarquia ou da ditadura, ambos não conseguindo ver além do que é conveniente para seus projetos de poder, rale-se a nação.

As ideologias são doenças coletivas.

Domingos Pellegrini é escritor.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]