• Carregando...

Um dos compromissos das cooperativas é contribuir para o desenvolvimento das pessoas a partir das comunidades onde estão inseridas, com ações alicerçadas na inclusão econômica de forma sustentável. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo de 2016, em 2 de julho, escolheu como tema neste ano “cooperativas, o poder de agir para um futuro sustentável”. O propósito está alinhado com a agenda adotada, no ano passado, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável em 2030.

Essa sintonia explica-se pelo fato de as cooperativas, pela própria natureza, serem um sistema de inclusão social em busca do equilíbrio entre o empreender, obter e partilhar, ou seja, de buscar o progresso com planejamento, participação de todos os envolvidos, em busca de resultados que possam ser desfrutados pelos seus associados e partilhados com a sociedade. Isso tem como ponto de partida a união em objetivos comuns que resultarão, num futuro próximo, em um mundo mais igualitário e, portanto, fraterno.

A essência de uma sociedade cooperativista é organizar e trabalhar para empreender

E neste ano esse espírito é reforçado pelo lema “Ações que constroem e transformam vidas”, que marcará o Dia de Cooperar – Dia C 2016, realizado neste 2 de julho em todo o país, sob a coordenação do Sistema OCB e, regionalmente, pelos sistemas estaduais, mobilizando centenas de cooperativas e milhares de pessoas em um grande número de municípios. A ação espelha a essência de uma sociedade cooperativista, que é organizar e trabalhar para empreender, para crescer solidariamente e mudar para melhor a vida de milhões de pessoas.

No Paraná, sob a orientação do Sistema Ocepar, 62 cooperativas realizarão 88 projetos de responsabilidade social, com a participação de mais de 12 mil voluntários em 51 municípios, atingindo milhares de cidadãos paranaenses, servindo também para reforçar a importância da cooperação no dia a dia das pessoas e das comunidades.

O Dia C, portanto, nos reserva a oportunidade de falar sobre a essência e o propósito do cooperativismo para toda a sociedade. A intenção, porém, é ir além das ações pontuais e formar uma corrente de responsabilidade social, para uma atuação sustentável e de uma troca permanente com a comunidade. Sabemos que essa mobilização é fundamental para podermos, juntos, gerar mudanças, ou seja, agir para construirmos um mundo mais justo e sustentável para todos.

José Roberto Ricken é presidente do Sistema Ocepar.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]