• Carregando...

A CNBB promove anualmente, de 1.º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida (SNV), e no dia 8 de outubro celebramos o Dia do Nascituro. São oito dias em que todas as comunidades católicas –e não somente elas, mas também toda a sociedade – são convidadas a desenvolver reflexões e ações em torno do tema da vida, focando sempre no direito à vida e na conscientização do valor e características únicas da dignidade humana. A SNV foi instituída em 2005, pela 43.ª Assembleia Geral da CNBB, e o Dia do Nascituro é uma homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe.

Neste ano de 2015, o convite é para a reflexão em torno da encíclica Evangelium Vitae (“O Evangelho da Vida”), de São João Paulo II, publicada há 20 anos, em 1995, e mais atual do que nunca no que se refere à promoção e valorização da vida. Marco para a bioética, esta encíclica trouxe luz para dificuldades do homem moderno e traz luz para nossa sociedade brasileira: não pode haver verdadeira democracia e crescimento sustentável se não é reconhecida a dignidade de cada pessoa e não se respeitam os seus direitos mais fundamentais.

Não pode haver verdadeira democracia e crescimento sustentável se não é reconhecida a dignidade de cada pessoa

E, como instrumento para colaborar continuamente e decididamente com uma cultura de apego e admiração profunda ao dom da vida, nossa Arquidiocese de Curitiba realiza, durante a SNV, em 4 de outubro, o III Seminário Arquidiocesano de Promoção e Valorização da Vida. Depois de discutir o valor da vida embrionária e a parentalidade em 2013, a dignidade da pessoa humana na sua integralidade em 2014, neste ano o Seminário da Vida vai trazer para o diálogo a esperança. Com o tema “Anunciar o Evangelho, celebrar a esperança e servir a vida”, as palestras do seminário organizadas pela Comissão Família e Vida e que ocorrerão na PUCPR, abordarão a humanização da morte como necessidade para divinizar a vida humana em todas as suas fases, bem como a esperança e o serviço que geram plenitude de vida nas realidades difíceis enfrentadas por todas as nossas famílias quando da morte de seus entes queridos.

Quando nos levantamos para entender a verdade anunciada no Evangelho, quando celebramos no testemunho o Reino de Deus como maior tesouro, e mais, quando no servir construímos este Reino já aqui neste século, temos de ter claro que em cada vida gerada o Reino se estabelece; quando tendemos para o encontro pleno consigo mesmo e com Deus, percebendo a profundidade da nossa humanidade, crescendo em valores como os elencados nas bem-aventuranças, enfim, quando nos tornamos mais humanos, reconhecendo nossa dignidade e integridade, estabelecemos o Reino de Deus e nos divinizamos em Cristo. “Em cada criatura o Reino se estabelece.” Viver é humanizar-se, é celebrar a esperança de dia após dia se encontrar plenamente com nosso eu mais profundo e sair de si para servir o irmão que também carrega em si o Reino, servindo o grande dom que temos: a vida! E, na esperança de viver, nos encontramos com a morte, porque na morte encontramos a vida!

Celebremos todos ricamente a SNV: em nossas paróquias, comunidades e famílias, e participemos do III Seminário Arquidiocesano de Promoção e Valorização da Vida no dia 4.

Paulo Cesar Starke Junior é coordenador da Comissão Família e Vida da Arquidiocese de Curitiba.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]