• Carregando...

No dia da proclamação do Estado de Israel, afirmou-se que a nação recém-fundada seria baseada na liberdade, na justiça e na paz, como imaginado pelos profetas de Israel. Ontem, celebramos 65 anos de independência: uma história de sucesso fundamentada nos princípios básicos da criação de nosso Estado. É hora de refletirmos sobre o que já alcançamos e buscarmos um futuro ainda mais promissor e de paz.

Como parte de suas conquistas, Israel já angariou dez prêmios Nobel durante sua jovem história – nas áreas de literatura, economia e química, além de dois prêmios pela paz. Não existe, no mundo atual, uma história de sucesso maior que a nossa quando consideramos as condições nas quais o país foi criado e as dificuldades que enfrentou – e ainda enfrenta – por sua sobrevivência, e ao vermos hoje um país vibrante, democrático, desenvolvido e líder mundial em diversas áreas.

E todas as conquistas de Israel nos campos da agricultura, educação, segurança, tecnologia, entre tantos outros, são compartilhadas com o restante do mundo. Através da cooperação internacional, os israelenses transferem seus conhecimentos a países em desenvolvimento, inclusive na África e na América Latina. Com o Brasil, esse histórico de cooperação não é diferente. Os dois países têm uma longa história de amizade. Desde a década de 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semiárido brasileiro, por meio da difusão de técnicas de irrigação. O Brasil faz parte de nossa história ao participar e acompanhar de perto o berço da criação do Estado de Israel, quando o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia Geral da ONU em 29 de novembro de 1947.

Trago, de Israel para o Brasil, a minha mensagem de amizade e um desejo profundo de cooperação e prosperidade. Ambos têm, em sua essência, os mesmos valores democráticos, são movidos pela diversidade cultural, pela diversidade religiosa, pela busca pela paz e pelo acolhimento às minorias. Estamos muito felizes com esta data que celebra os 65 anos de criação de nosso Estado. Desejamos que, em um futuro próximo, Israel alcance tudo o que mais almeja e de que necessita, que é a paz.

Rafael Eldad é embaixador de Israel no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]