Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Opinião 1

O aumento da gasolina e o impacto no bolso do consumidor

  • Luiz Fernando Campos
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Que os preços dos combustíveis subiriam todo mundo já sabia. A notícia era de que o consumo interno explodiu junto com a cotação internacional do petróleo. E, assim, a Petrobras teve de aumentar as compras no exterior sem poder reajustar o preço interno. O reajuste não agradou, em especial, ao bolso do consumidor. O aumento dos combustíveis é mais um item na longa lista de problemas que o Brasil vem enfrentando na economia. Mas, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, “uma pequena correção não vai atrapalhar ninguém”.

Será? Não vamos discutir aqui se esse aumento da gasolina é justo, adequado, correto ou não. Vamos apenas nos ater a um fato: esse aumento de 6,6% no valor da gasolina e de 4,4% no preço do diesel vai pesar muito mais no bolso do consumidor do que se imagina.

Ocorre que a grande maioria dos itens consumidos pela população é transportada, normalmente, por caminhões, movidos a gasolina ou óleo diesel. Portanto, certamente esse impacto do reajuste será ainda maior para a população brasileira, uma vez que os transportadores devem repassar o custo a mais que terão na hora de abastecer. Com isso, toda a cadeia de abastecimento deverá, também, repassar este reajuste para o produto final. Dessa forma, invariavelmente haverá uma cascata de aumentos, a menos que as empresas assumam tal diferença e não a repassem ao mercado. Mas não se pode acreditar que tal fato ocorrerá.

Claro que tudo isso serve para pensarmos como estamos nos comportando como cidadãos. Uma lei que sempre estará em vigor é a da oferta e procura. Se o público não adquirir, o preço baixa. Se o preço baixar, o público comprará mais. Essa é a lógica de mercado. Pensemos nisso!

Luiz Fernando Campos, economista e doutor em Engenharia de Produção, é professor do Centro Universitário Uninter.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Opinião

  1.  | Albari Rosa/Gazeta do Povo

    Editorial

    O que aconteceu com o transporte coletivo de Curitiba?

  2.  |

    bom dia

    Estatal do sangue gasta muito e produz pouco. Solução made in Paraná provoca briga política

  3.  | Lula Marques/Agência PT

    Carlos Alberto Di Franco

    STF não pode mudar de ideia sobre prisão após condenação em segunda instância

PUBLICIDADE