• Carregando...

O dia 19 de maio de 2015 passa a ser uma data histórica para o Paraná. Pela segunda vez em 121 anos, teremos outra figura pública que chega ao órgão de maior hierarquia do Poder Judiciário do país, o Supremo Tribunal Federal, tendo feito a sua carreira de advogado e professor humanista em nossa terra.

Luiz Edson Fachin é reconhecidamente portador de notável saber jurídico e reputação ilibada. Aprovado pelo Senado, será agora nomeado pela presidente da República e, em seguida, empossado, e irá julgar as causas relativas aos direitos e aos interesses de todo o país.

Que todos nós, paranaenses ou não, possamos promover juntos o bem de todos

Antes de Fachin, o único paranaense que havia chegado ao Supremo Tribunal Federal havia sido Ubaldino do Amaral Fontoura, nascido em 1842, na Vila da Lapa.

Luiz Edson Fachin nasceu no município de Rondinha, no Rio Grande do Sul. Já aos dois anos de idade veio ao Paraná, chegando a Toledo. Aqui teve a sua criação, a educação familiar e escolar, a formação de sua personalidade e a construção de um notável patrimônio intelectual.

Como procurador do Estado, foi um exemplo. Como advogado manteve a sua banca com alta qualidade científica, técnica e ética. Como jurista obteve – e mantém – o prestígio de mestre em Direito Civil, reconhecido nacional e internacionalmente.

A escolha do Paraná pela família Fachin demonstra que nossa terra é destino acolhedor para diversas culturas e povos que aportaram aqui, vindos das mais distantes regiões do mundo. Uma terra que acolheu, e acolhe, estrangeiros da Europa, Ásia e outros continentes, pelas mesmas portas de entrada por onde chegam catarinenses, gaúchos, paulistas, mineiros, cariocas e todos os que descem do Norte e do Nordeste brasileiro.

Em seu depoimento no Senado, durante a audiência que durou 12 horas – a mais longa desde que foi estabelecida a sabatina para o ingresso nos tribunais superiores da República – Fachin sensibilizou a todos com a sua educação, conhecimento jurídico, posições claras e imensa bagagem intelectual.

Amigos, colegas, alunos, profissionais do Direito e da Justiça e admiradores em geral – que formaram uma vigorosa corrente positiva para aprovação do novo ministro são também vencedores nesse movimento paranista que uniu a todos.

Assim como toda a comunidade política dos diversos níveis de nosso estado e também dos mais variados setores e áreas da educação e ensino. Foi imprescindível a atuação dos senadores paranaenses, com destaque para o senador Alvaro Dias que lúcida e corajosamente demonstrou perante seus pares o valor do nosso candidato a ministro.

E durante todo esse tempo, desde os primeiros movimentos da indicação até a etapa final, o que resta de exemplo para as gerações do presente e do futuro?

A resistência heroica, pacífica e determinada de um homem que lutou contra os mais diversos tipos de adversidades. Fachin lutou o bom combate. O que o autorizou a usar com propriedade as palavras de abertura em seu depoimento pessoal: “Eu sou um sobrevivente”.

Que todos nós, paranaenses ou não, possamos promover juntos o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, idade, sexo, cor, ideologias, religiões, associações, partidos e grupos políticos; que tenhamos sempre em nossos corações e em nossas mentes as lições e o exemplo de Luiz Edson Fachin: novo ministro do Supremo Tribunal Federal.

Beto Richa é governador do Paraná.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]