• Carregando...

Em 5 de fevereiro assumi a Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná com o desafio de conscientizar as pessoas sobre a importância dessas duas áreas no desenvolvimento social e econômico. Em 2015, este desafio requer mais responsabilidade. É o ano que antecede um evento esportivo de extrema importância para o Brasil: Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Sabe-se que a Olimpíada pode potencializar tanto a área esportiva como a turística.

O Paraná não poderá deixar de ser representado. A secretaria dará apoio aos talentos estaduais e há diversos municípios com capacidade de sediar centros de treinamento.

Curitiba apresenta bastante potencial para abrigar atletas. O Centro de Educação Física e Desportos da UFPR oferece estrutura para o treinamento de futebol. Com a experiência de sediar eventos nacionais, a Sociedade Hípica Paranaense tem espaço adequado para a prática do hipismo. Outro local que pode contribuir muito é a Universidade Positivo. Lá existe estrutura para esportes olímpicos como basquete, natação, futebol e handebol, além de paralímpicos. A capital ainda dispõe de recursos liberados para a construção do maior centro de rugby do país e cadastrou no Ministério do Esporte o ginásio de ginástica, localizado na sede da secretaria e preparado para receber atletas olímpicos.

A Olimpíada pode potencializar tanto a área esportiva como a turística, e o Paraná não poderá deixar de ser representado

Na Região Metropolitana de Curitiba, em Piraquara, está localizado o Clube Paranaense de Tiro, com área de 367 mil m². Também na região metropolitana, o município de São José dos Pinhais apresenta uma das principais estruturas da região, com o Centro de Esporte e Lazer Maria Pissaia Zanqueta, o Centro de Esporte e Lazer São Marcos, o Complexo Esportivo Ney Braga e o Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann. Basquete, voleibol e handebol são as modalidades que podem ser praticadas.

Em Cascavel, tudo está encaminhado para a construção do Centro Nacional de Atletismo. Já em Foz do Iguaçu, o Complexo Esportivo Costa Cavalcanti tem experiência como sede de eventos esportivos internacionais de modalidades como basquete, handebol e voleibol.

A Região Norte do Paraná conta com a Associação dos Funcionários Municipais de Londrina para a prática de futebol e tênis; em Maringá, o Complexo Esportivo da Prefeitura oferece local para modalidades como atletismo, ciclismo, natação, futebol, vôlei de praia (olímpicos) e atletismo, ciclismo e natação (paralímpicos). Para finalizar, Toledo conta com seu Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica.

A secretaria reconhece a iniciativa de todos os estabelecimentos que se cadastraram para oferecer centros de treinamento e se coloca à disposição. Ações da Secretaria do Esporte e do Turismo e da Secretaria de Planejamento já estão sendo realizadas.

Com determinação, a Secretaria do Esporte e do Turismo entende que a adoção de parcerias e o trabalho criativo são essenciais para atingir interesses comuns. Dessa maneira, utilizaremos as melhores alternativas para contribuir na preparação de nossos atletas olímpicos e paralímpicos.

Douglas Fabrício, deputado estadual licenciado, é secretário de Estado do Esporte e do Turismo.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]