• Carregando...

O desejo dos brasileiros de mudanças para o nosso país foi demonstrado nas manifestações nas ruas e materializado em forma de pressão pelo afastamento da presidente Dilma Rousseff do governo. A voz do povo ecoou nos protestos e nos votos favoráveis ao impeachment no Congresso Nacional.

A sociedade brasileira está cansada de ser vítima da desordem. O caos se acomodou quando a atuação do Executivo e do Legislativo foi subordinada aos interesses particulares de maus políticos. O enorme esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato não foi apenas um crime, mas uma tentativa de distorcer a função do sistema estatal. Além de mal administrar o país e não cumprir seus papéis constitucionais, os governantes utilizaram a ferramenta pública para atender a agenda de alguns grupos e seus aliados. Por isso o governo é conhecido hoje mais por suas falhas e deficiências que por acertos e inovações que protagonizou.

Avançar é também possibilitar que toda a população vivencie igualdade, bem-estar e qualidade de vida

Um país desorganizado, de contas públicas desarrumadas, impunidade e investimento baixo anda para trás em vez de prosperar. O Brasil precisa de ordem. Evocando-a, nosso povo terá fé no país, em seus governantes e em si próprio. A autoestima e os valores estarão recuperados. A ordem se dá por meio da transparência; da responsabilidade fiscal e econômica do poder público; da Justiça, cujas ações não devem servir a interesses específicos; da ética nas relações sociais; e do respeito aos cidadãos brasileiros. Só em posse desses princípios poderemos lutar contra a corrupção.

Com a ordem estabelecida, veremos mais confiança para investimentos em obras de infraestrutura; a valorização da moeda; a queda da inflação; o aquecimento do setor produtivo, com a criação de novos empregos; e o aumento da renda. Avançar é também possibilitar que toda a população vivencie igualdade, bem-estar e qualidade de vida. É o progresso.

Essa demanda por ordem e progresso possui tamanha força e urgência que foi eternizada em um dos nossos principais símbolos, a bandeira nacional. O lema, criado sob a influência do movimento positivista, é cercado de otimismo. E, por isso, o presidente interino Michel Temer acertou ao eleger a frase como norte de sua gestão. O lema sintetiza os desejos populares de que o país seja conduzido a um patamar de desenvolvimento social e econômico e reacende um patriotismo que nunca se fez tão necessário.

A história comprova que os países desenvolvidos já passaram por crises políticas, econômicas e morais e foram esses momentos de instabilidade que garantiram sua evolução. Assim, o futuro pode reservar um Brasil com sólidos valores, mais fraterno e desenvolvido para todos. Mas dias assim, apenas brasileiros unidos em sua variedade de origens, gêneros e classes, liderados por um governo estruturado e ético, em prol de uma razão maior, poderão construir.

Brasil, ordem e progresso!

Guido Bresolin Junior é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]