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O governo do Paraná, por meio do Sistema Estadual de Turismo (Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, Conselho Paranaense de Turismo e Paraná Turismo), está promovendo o reposicionamento do setor turístico como estratégia para o desenvolvimento econômico e social com novas fontes de riquezas. Nessa missão, um acervo de dados e estudos de 20 anos está sendo trabalhado em parceria com a iniciativa privada, com visão de marca de valor para incorporar produtos emergentes dos quatro cantos do Paraná.

O Paraná foi referência nacional com a municipalização e regionalização do turismo. E suas 14 regiões turísticas, organizadas em diferentes níveis, têm apresentado seus atrativos nos salões profissionais da Abav (paranaense e nacional) e nos festivais de turismo das Cataratas, Litoral e Gramado.

O que mudou na atual gestão do turismo? Com a proposição do Paraná como estado turístico, as diretrizes estão alicerçadas em quatro eixos de ação: memória do turismo, excelência em serviços, mercado turístico e agenda estruturante. Com a criação do projeto Centenário do Turismo Paranaense, foi lançado pelos Correios o selo alusivo à data de 27 de maio, recém-oficializado como Dia Estadual do Turismo, e ainda o Circuito Itinerante da Exposição do Centenário, em parceria com o Sebrae-PR.

Quem visita o Paraná elogia as potencialidades, que enchem os olhos e massageiam a alma

Na agenda estruturante, destaca-se a reinstalação do Conselho Paranaense de Turismo, com posse de conselheiros comprometidos em somar forças, inteligências e capacidades de transformação pelo Paraná Turístico.

Quem visita o Paraná elogia as potencialidades, que enchem os olhos e massageiam a alma; contudo, precisamos desenvolver habilidades para encher os bolsos e, assim, conquistar o estágio de produtores de turismo, pois tendo produtos turísticos vamos praticar a essência do comércio, que é vender e ampliar mercados.

Para sensibilizar o mercado internacional está sendo finalizada uma campanha publicitária centrada no tema “Paraná – Encanto Inesperado”, resultante de convênio com a Embratur, focando nas dimensões da modernidade, natureza, esportes, fé, cultura, história, gastronomia, litoral e águas doces. Para o mercado nacional, estamos investindo nas principais feiras e festivais profissionais. A grande aposta é consolidar e superar a marca atual de 50,3% de turistas do próprio estado, com o Movimento #VivaParaná, formado por grupos associados de empresas e entidades.

Para que o nosso estado se assuma turístico e ganhe o respectivo status, temos o grande desafio de engajar governantes, gestores, lideranças da sociedade organizada, meios de comunicação e empresários e empreendedores, mostrando os números de hoje e estabelecendo metas de superação.

Nos últimos meses, a gestão do turismo estadual se dedicou ao comprometimento do trade e à potencialização de ações integradas com órgãos e empresas públicas, ampliando e organizando as bases para grandes desafios: valorizar a regionalização e a competitividade com os destinos emergentes; promover comercialmente destinos indutores, ampliados com os municípios-sede dos macropolos; viabilizar o MasterPlan 2016–2026, com os planos estadual e regionais de desenvolvimento integrado e sustentável e a criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento e da Lei de Incentivo ao Turismo.

Jacó Gimennes, fundador da Rede de Turismo Regional (Retur), é presidente da Paraná Turismo.
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